TJMMG encerra a campanha Julho Amarelo

31/07/2023 10h32 - Atualizado em 31/07/23 10h34

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), encerra nesta segunda-feira, 31, a campanha Julho Amarelo. Durante todo o mês de julho, a partir de uma parceria entre a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável e o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores da Justiça Militar de Minas Gerais, o Tribunal promoveu ações de conscientização sobre a importância da prevenção às hepatites virais ao seu público interno.

Foram entregues fitinhas amarelas alusivas à campanha aos magistrados, servidores e colaboradores para simbolizar a adesão da Justiça Militar Estadual (JME). Além disso, foram disponibilizados conteúdos sobre as hepatites virais e suas formas de prevenção nos veículos de comunicação institucional e cartazes nas instalações do edifício-sede.

A hepatite viral é uma inflamação do fígado causada por diferentes vírus e a infecção é silenciosa. Muitas vezes, as pessoas portadoras não apresentam sintomas perceptíveis, o que aumenta as chances de um diagnóstico tardio e da transmissão inadvertida. Por isso, a informação e a prevenção são tão essenciais.

Previna-se –  A vacinação é uma das principais estratégias de prevenção contra as hepatites virais, especialmente as do tipo A e B. A imunização é segura, eficaz e está disponível na rede pública de saúde. É importante que todos estejam atualizados com o esquema vacinal recomendado e que busquem se imunizar, contribuindo para a redução da incidência da doença.

Além disso, medidas de higiene, como lavar as mãos regularmente, consumir água tratada e alimentos bem cozidos, são importantes para evitar a contaminação pelo vírus da hepatite. O uso de preservativos nas relações sexuais e a não compartilhamento de objetos cortantes, como seringas, agulhas e lâminas, também são práticas essenciais para a prevenção.

Texto: Larissa Figueiredo, com informações de Ministério da Saúde
Secom/TJMMG