TJMMG lança campanha de coleta seletiva com palestra para servidores nesta quinta-feira, 20

20/10/2022 09h56 - Atualizado em 20/10/22 09h56

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG promove nesta quinta-feira, 20, a palestra “Pensando a coleta seletiva: aspectos conceituais e de participação”, proferida por Diogo Cesar Pereira, Gerente de Educação para a Limpeza Urbana da Superintendência de Limpeza Urbana – SLU no auditório do Tribunal e com transmissão ao vivo pelo canal da Escola Judicial Militar no YouTube. O público-alvo é servidores e colaboradores em geral que trabalham nas dependências do TJMMG, que a partir desta quinta-feira lança a campanha “Descarte Consciente”, marcando a implementação da coleta seletiva no âmbito do Tribunal.

Desenvolvida pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS), presidida pelo desembargador Fernando Armando Ribeiro, em parceria com a Rede Sustenta Minas, a campanha “Descarte Consciente” tem por objetivo a reciclagem e a correta destinação dos resíduos sólidos produzidos nas dependências no TJMMG. A partir deste dia, o lixo passa a ser separado de três formas: nas lixeiras com saco azul, serão destinados os materiais recicláveis; nas lixeiras com saco preto, os resíduos não recicláveis; e, na caixa de papelão, serão dispensados os papéis. Com a finalidade de conscientizar a todos sobre o descarte responsável e de auxiliar na distribuição correta dos resíduos, serão afixados cartazes com explicação mais detalhada sobre a separação do material.

A primeira ação da campanha “Descarte Consciente” ocorreu há uma semana, quando um grupo de 13 colaboradores terceirizados da equipe de limpeza que atua no TJMMG assistiu a uma palestra proferida por Alfredo de Sousa Matos, da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável – Asmare, que integra o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Ele falou sobre o que pode ser coletado para reciclagem e a forma correta de fazê-lo para os colaboradores que trabalham diretamente com o recolhimento e manejo desse material nas dependências do Tribunal.

Desta vez a palestra é voltada aos demais servidores e contará com a presença de Diogo Cesar Pereira, bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Servidor de carreira da SLU, ele lidera a implementação de diversos projetos inovadores de educação ambiental.

Se você é servidor em teletrabalho, assista à palestra aqui: https://youtu.be/__x0RhCYCXs

Texto: Secom e Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS)/TJMMG