TJMMG marca presença em comemoração pelos 112 anos do CBMMG

01/09/2023 15h53 - Atualizado em 04/09/23 16h45

O ouvidor do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, desembargador cel. Osmar Duarte Marcelino, esteve presente à solenidade comemorativa pelos 112 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, celebrado na quinta-feira, 31, na Academia de Bombeiros Militar. O magistrado compôs a tribuna de honra do evento ao lado de outras autoridades civis e militares, e na oportunidade também representou o presidente do TJMMG, desembargador cel. Rúbio Paulino Coelho.

Os temas centrais da celebração foram os projetos sociais do CBMMG, como o Bombeiros nas Escolas, Primeiros Socorros e curso de natação para pessoas de todas as idades, ressaltando a importância da implementação de uma cultura de prevenção e autoproteção na sociedade mineira. Além disso, a Missão Canadá também foi destaque durante a solenidade, e os bombeiros que participaram de uma missão humanitária no Canadá receberam a Medalha do Mérito Profissional, a Comenda Machadinha e também a Moeda Comemorativa do CBMMG.

Em seu discurso, o comandante-geral cel. Erlon Dias do Nascimento Botelho fez uma reflexão sobre o comprometimento histórico da corporação na defesa do estado mineiro. “A história do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é repleta de bravura, solidariedade e abnegação. Desde a sua criação em 31 de agosto de 1911, homens e mulheres têm sido a linha de defesa contra as chamas, chuvas e catástrofes que desafiam a nossa sociedade”, afirmou.

Além do magistrado do TJMMG e do comandante-geral do CBMMG, compuseram a tribuna de honra a chefe do Estado-Maior do CBMMG, cel. Daniela Lopes da Rocha Costa; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, cel. Rodrigo Piassi do Nascimento; o comandante do Centro de Adaptação e Instrução da Aeronáutica, brigadeiro do ar José Henrique Kaipper; a superintendente regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Tatiana Alves Torres; e o secretário de Estado adjunto de Justiça e Segurança Pública, cel. Edgard Estevo da Silva. Também estiveram presentes a presidente da Associação Feminina de Assistência Social e Cultura (Afas), Ana Paula Botelho Dias, e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Ricardo Marcelo Silva, representando o presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Mohallem.

 

Texto: Larissa Figueiredo
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG
Fotos: CBMMG/divulgação