TJMMG participa da diplomação do governador e demais eleitos de Minas Gerais

20/12/2022 13h34 - Atualizado em 20/12/22 13h34

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerias – TJMMG participou da diplomação do governador e eleitos em Minas Gerais em 2022, realizado no início da noite de segunda-feira, 19, na Sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica. No evento foram entregues os diplomas ao governador Romeu Zema Neto, vice-governador Mateus Simões, senador Cleitinho Azevedo e seus dois suplentes, 50 deputadas e deputados federais, 73 deputadas e deputados estaduais.

A sessão solene foi conduzida pelo desembargador Maurício Soares, presidente do TRE-MG. O desembargador lembrou que os diplomas conferidos nesta noite “constituem a expressão da vontade popular que foi democraticamente manifestada com absoluta segurança e lisura”. E finalizou dizendo que “O Brasil, em regime de normalidade institucional, escolheu os seus representantes por meio de sufrágio direto e igualitário. É de inegável relevo que os eleitos mantenham o respeito absoluto pela supremacia da Constituição, que deverá ser o norte do mandato de vossas excelências”.

A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral. É um rito que oficializa a escolha das pessoas eleitas por meio do voto. Ao receberem seus diplomas, as eleitas e os eleitos estão aptos a tomar posse e exercer seus mandatos. Os diplomas foram entregues pelos desembargadores Maurício Soares e Octavio Boccalini, presidente e vice-presidente do TRE; e pelos demais integrantes titulares da Corte Eleitoral.

Ao discursar, o governador Romeu Zema mencionou que é a segunda vez que participa da diplomação, e que agora chega “com a experiência de quem enfrentou na prática o que é chefiar um estado do tamanho de Minas Gerais, de quem conhece a fundo seus problemas e potencialidades”. Ele agradeceu a confiança e o reconhecimento dos eleitores ao trabalho realizado em seu primeiro mandato.

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais -TJMMG foi representado na cerimônia pelo presidente, desembargador Rúbio Paulino Coelho, que integrou a mesa de honra. Ao lado dele também estiveram presentes o governador Romeu Zema Neto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Agostinho Patrus, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em exercício, o desembargador Renato Luis Dresch, a presidente do Tribunal Regional Federal, desembargadora Monica Sifuentes, o vice-presidente do tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e corregedor eleitoral, desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini, o procurador regional eleitoral, Morato Fonseca, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Ricardo Antônio Mohallem, o procurador-geral de justiça, Jarbas Soares Junior, a diretora Geral do Tribunal Regional Eleitoral, Gloria Araújo, a defensora pública geral, Raquel da Costa Dias e o presidente da Ordem dos advogados do Brasil- OAB Minas Gerais, Sérgio Rodrigues Leonardo.

Da corte eleitoral, também estiveram presentes na mesa de honra o juiz Membro Decano Marcelo Vaz Bueno, a juíza Patrícia Henriques Ribeiro, o juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, o juiz de Direito Cássio Azevedo Fontenelle.

Texto: Edição Secom TJMMG, a partir de texto do TRE