TJMMG participa da entrega do Troféu Alferes Tiradentes, do Clube dos Oficiais da PMMG

25/04/2023 15h55 - Atualizado em 25/04/23 15h55

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) participou, na noite de segunda-feira, 24, da entrega do Troféu Alferes Tiradentes, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A Corte Castrense esteve representada pelo seu presidente, desembargador cel Rúbio Paulino Coelho, e pelo seu corregedor, desembargador cel Sócrates Edgard dos Anjos.

O Troféu Alferes Tiradentes reconheceu, ao todo, 81 pessoas e entidades que, de alguma forma, têm destaque no desenvolvimento das ciências, artes, assistência e defesa social no estado de Minas Gerais. Os nomes foram definidos pelo Conselho do Troféu Alferes Tiradentes, composto por membros natos da diretoria do Clube dos Oficiais – entre eles o presidente, cel PM José Guilherme do Couto -, membros efetivos e o secretário do Conselho.

A condecoração é concedida anualmente, desde 1983, no mês de abril, por ocasião das comemorações da Inconfidência Mineira e aniversário de fundação do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. A premiação faz alusão aos ideais libertários de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Um dos agraciados, o governador Romeu Zema foi o orador da cerimônia. Em seu pronunciamento, ele enfatizou o papel de destaque que a bicentenária Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) ocupa no cenário nacional.

“Sempre que estou em outros estados, é possível observar o quanto a nossa Polícia Militar é diferenciada e respeitada. A PMMG é referência no nosso país. Continuaremos dando total apoio para que a instituição se fortaleça cada vez mais”, afirmou.

Texto: Esperança Barros (Secom/TJMMG), com informações da Agência Minas
Fotos: TJMMG e Cristiano Machado/Agência Minas