TJMMG participa da posse da nova diretoria do TRE-MG

16/06/2022 09h09 - Atualizado em 16/06/22 09h09

Foto: TRE/MG

 

O presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Rúbio Paulino Coelho, participou da solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que ocorreu nesta quarta-feira, 15/06, no auditório do TRE-MG em Belo Horizonte.

Na cerimônia tomaram posse o desembargador Maurício Soares, como o novo presidente, e o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, como vice-presidente e corregedor. Eles exercerão os cargos até junho de 2023 e foram eleitos em sessão da Corte Eleitoral mineira no dia 5 de abril.

O desembargador Maurício Soares passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Marcos Lincoln, cujo biênio se encerrou na instituição.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TRE, desembargador Maurício Soares, afirmou estar “honrado pela presença de todos, não como uma deferência pessoal a mim, mas como uma atenção institucional à Justiça eleitoral, o que muito nos sensibiliza.”

Ressaltou que assume a presidência deste Tribunal “atento aos desafios atuais de preservar a maturidade democrática conquistada até aqui e de evitar desgastes institucionais. O primeiro desafio que vislumbro é de revigorar as próprias eleições, combatendo a perigosa desconstrução do legado da Justiça Eleitoral. Seremos inflexíveis na defesa da história da Justiça Eleitoral, até porque, nesse aspecto, calar é tolerar. ”

Maurício Soares defendeu com veemência o sistema eletrônico de votação, destacando que ele utiliza o que tem de mais moderno em segurança da informação, e que até o momento não foi comprovado nenhum tipo de fraude, demonstrando que o sistema é seguro e competente. Também destacou que a Justiça Eleitoral sempre trabalhou duro para garantir que a votação ocorra de forma segura, transparente e eficiente. E falou sobre a importância dos servidores e técnicos envolvidos na preparação de eleições, “profissionais dedicados e comprometidos com a Justiça Eleitoral, com a democracia e com as suas próprias consciências”.

Finalizando, enfatizou que “o TRE-MG buscará o resgate da boa-fé, das eleições limpas, da confiabilidade do sistema eletrônica de votação, e travará um rigoroso combate às fake news.”

Assista à solenidade da posse na íntegra: https://www.youtube.com/user/Ascomtremg

Secom/TJMMG com informações do TRE/MG