TJMMG participa de celebração do Dia Nacional do Bombeiro

03/07/2023 15h48 - Atualizado em 03/07/23 15h48

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, desembargador cel. Rúbio Paulino Coelho, e o ouvidor da Justiça Militar Estadual, desembargador cel. BM Osmar Duarte Marcelino, estiveram presentes à solenidade comemorativa do Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no domingo, 2. O evento ocorreu, no entanto, na última sexta-feira, 30, no Auditório JK da Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, cel. Erlon Dias do Nascimento Botelho, discursou sobre o altruísmo daqueles que iniciaram a trajetória dos bombeiros militares no Brasil. “Eles serviram de exemplo para que as gerações seguintes mantivessem o legado. Firmes no mesmo propósito, na mesma missão. Ao observar nossas conquistas até aqui, e ao mesmo tempo, olhando pra trás, num passado recente, vemos que a história do CBMMG está intimamente relacionada ao anseio de fazer mais e melhor”, afirmou.

Na oportunidade, ocorreu a outorga da Comenda Bombeiro Honorário, concedida ao promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais e coordenador do Centro Operacional de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto. A Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II também foi entregue aos condecorados durante a solenidade.

Dia Nacional do Bombeiro – O dia 2 de julho foi escolhido como uma forma de honrar a criação do Corpo de Bombeiros da Corte Imperial, que ocorreu em 2 de julho de 1856, durante o reinado de Dom Pedro II. Essa instituição foi a precursora dos bombeiros no Brasil e teve um papel fundamental na proteção do patrimônio e no salvamento de vidas nas cidades à época.

O Dia Nacional do Bombeiro é uma oportunidade de destacar a coragem, dedicação e profissionalismo dos bombeiros, que se arriscam diariamente para salvar vidas e ajudam a construir uma sociedade mais segura.

Texto: Larissa Figueiredo, com texto de CBMMG

Secom/TJMMG

Fotos: CBMMG