TJMMG participa de passagem de comando conjunta da PMMG

04/04/2023 17h52 - Atualizado em 04/04/23 17h52

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais participou da solenidade de passagem de comando conjunta de diversas unidades da Polícia Militar de Minas Gerais, realizada na manhã desta terça-feira, 4, no pátio da Academia de Polícia Militar. A Corte Castrense foi representada na solenidade pelo presidente, desembargador cel Rúbio Paulino Coelho, e pelo corregedor, desembargador Sócrates Edgard dos Anjos.

O comando da Diretoria de Apoio Logístico passou do cel Marcelo Ramos de Oliveira, atual chefe do Estado Maior da PMMG, para a cel Lívia Neide de Azevedo Alves, que respondia pela chefia de gabinete do Comando-Geral. Para o lugar da cel Lívia foi nomeado o cel Neyton Rodrigues.

A Assessoria Militar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais saiu do comando do cel Charles Generoso Baracho para o cel Fausto Machado de Oliveira, enquanto a Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social do cel Welerson Conceição Silva para o cel Maurício José de Oliveira. Na Junta Central de Saúde, a cel Gilmara Mota Martins deixou a presidência e quem assumiu foi a cel Elizete de Fátima Rocha.

O cel Frederico Geraldo Ferreira repassa a função de auditor setorial para o cel Renato Salgado Cintra Gil. O cel Alex Augusto Chinelato de Souza deixou o comando da Diretoria de Finanças para o cel Sandro Vieira Corrêa, enquanto a Diretoria de Inteligência passou do cel Julio César Gomes Meneguite para o cel Miller França Michalick, e a Diretoria de Tecnologia e Sistemas passou do cel Cláudio Márcio Pogianelo para o cel Helvécio Fraga dos Santos.

O novo corregedor da PMMG é o cel Murilo César Ferreira, no lugar de Silma Regina Gomes da Rocha Oliveira, que assume a Diretoria de Recursos Humanos no lugar cel Osvaldo de Souza Marques. A Diretoria de Comunicação Organizacional passou do cel Alisson William da Silva para a cel Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues. Por fim, o cel Lázaro Tavares de Melo da Silva responde agora como assessor de Relações Institucionais no lugar de Fausto Machado de Oliveira.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da PMMG, cel Rodrigo Piassi do Nascimento. Ele explicou que a cerimônia teve duplo significado, porque não se resume apenas a apresentar os novos diretores e assessores da corporação, mas também por marcar simbolicamente a transferência de alguns do que deixam os comandos para a reserva após 30 anos de efetivo serviço à Polícia Militar.

Falando em nome dos comandantes substituídos, o Cel Baracho destacou a contribuição que cada um deu à corporação enquanto estiveram à frente das unidades. “Foi, sem dúvida, um tempo marcante em nossa carreira, pois as diversas funções aqui citadas e exercidas por cada um dos senhores trouxeram resultados altamente expressivos à PMMG, que hoje é reconhecida como uma das melhores, senão a melhor, do nosso país, e também o quanto ela formada por pessoas dedicadas, trabalhadoras, com o espírito de sempre querer ajudar e contribuir com o bem-estar social”, disse.

Em nome dos empossados falou a cel Silma, nova diretora de RH. “Aqui firmamos o nosso compromisso, lealdade e comprometimento em trabalharmos pautados na verdade, na ética, disciplina, responsabilidade, justiça, legalidade e respeito. Firmamos também o nosso engajamento em servir e buscar as soluções necessárias para que a tropa continue o firme propósito de não ter medo de ser polícia, e de sempre defender e cuidar do cidadão de bem”.

Foi concedido um elogio individual a cada coronel substituído, pelos relevantes serviços prestados como comandantes de suas respectivas unidades, onde atuaram, segundo a corporação, “com exímia dedicação, realizando ações inovadoras, visando a sustentabilidade, defesa institucional e promoção da PMMG perante a sociedade mineira. Durante a solenidade eles foram também homenageados pela Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais”.

Assista à solenidade na íntegra aqui

Texto: Esperança Barros
Secom/TJMMG