TJMMG prestigia entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) participou, no último dia 12, da solenidade de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, uma das principais honrarias concedidas pelo Governo de Minas Gerais a personalidades que se destacam pela contribuição a Minas Gerais e ao Brasil. A cerimônia, realizada no Largo Dom João, no centro histórico de Diamantina, marcou os 124 anos de nascimento e os 50 anos de morte do ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck de Oliveira.

A solenidade fez parte da Semana JK, realizada de 8 a 13 de setembro, com o tema “História que inspira. Legado que transforma”, e reuniu diversas personalidades. O TJMMG foi representado pelo presidente, desembargador Osmar Duarte Marcelino, que compôs o dispositivo de honra ao lado de outras autoridades, entre elas as comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues e coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, respectivamente. Também esteve presente o desembargador Vicente de Oliveira Silva, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), sendo um dos agraciados durante a cerimônia.

Em discurso, a coronel Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues, oradora da solenidade, destacou a importância das origens na formação de grandes trajetórias. Ao falar sobre JK, ressaltou a influência de Diamantina na formação do ex-presidente e em sua visão de futuro. “Antes do presidente da República existiu o menino de Diamantina. Antes do homem que sonharia Brasília existiu um homem que aprendeu desde cedo sobre esperança e coragem”, lembrou.

A imagem mostra uma fila de diversas autoridades sobre um palco, durante a cerimônia de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, em Diamantina. Algumas autoridades vestem roupas formais e outras, uniformes militares da PMMG e do CBMMG. Ao fundo, aparece um grande painel com o brasão do Estado de Minas Gerais, o nome da condecoração e um retrato de Juscelino Kubitschek.
Dispositivo de honra da solenidade de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek

Trajetória – Nascido em Diamantina em 1902, Juscelino Kubitschek formou-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ingressou na vida pública em 1940, ano em que foi nomeado prefeito de Belo Horizonte. De 1951 a 1955, ficou com o cargo de governador de Minas Gerais, período em que ficou marcado por investimentos em energia e transporte, com destaque para a criação da Cemig e a expansão rodoviária.

Na Presidência da República ficou de 1955 até 1961, período em que realizou o plano de metas conhecido pelo lema “50 anos em 5”. Seu governo foi marcado por grandes investimentos em infraestrutura e indústria e pela construção de Brasília, inaugurada em 1960, além do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, ambas desenvolvidas em parceria com Oscar Niemeyer.

 

Texto: Rafaela Berigo, com informações da ALMG e TJMG
Edição: Esperança Barros
Foto: Guilherme Bergamini/ALMG
Ascom/TJMMG

Rolar para cima