TJMMG prestigia inauguração da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva, da Amagis

28/03/2023 16h51 - Atualizado em 29/03/23 15h58

O diretor da Escola Judicial Militar do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (EJM/TJMMG), desembargador James Ferreira Santos, esteve presente à solenidade de inauguração da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs), vinculada à Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis). O evento, realizado na sexta-feira, 24, marcou também a posse da primeira diretoria da nova entidade.

Em discurso, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, explicou a missão da Emajs. “Nossa escola busca complementar o aprimoramento humanístico que vem sendo oferecido aos juízes e também aos seus associados e familiares, como ao público que respeita a magistratura como ente capaz de distribuir conhecimento e cultura de paz aos povos. Nossa Escola, portanto, poderá oferecer pontes para união com tribunais, o Executivo, o Legislativo, a família e, sobretudo, a comunidade que nos rodeia. Será uma troca magnífica onde todos estarão ganhando”, disse.

O presidente detalhou que a Emajs não visa lucro e atuará em parceria com outras instituições de ensino, tudo sem ônus aos associados da Amagis. Ele também justificou o porquê de a entidade homenagear a figura da professora e magistrada Jane Ribeiro Silva, personalidade que fez parte da formação de muitos juízes nos últimos 30 anos.

“Ela era uma magistrada que trazia nos ombros o amor pela profissão, ensinando a forma como tratar os advogados, servidores, o público em geral e, principalmente, o preso. Ela era exemplo para demonstrar o tamanho da responsabilidade de uma decisão, e nos conclamava pela serenidade e prudência”, exaltou. “Neste mês da mulher, nada mais justo que nascer uma escola com o nome de uma magistrada, quanto mais como de uma pessoa como a dra. Jane, que sempre esteve muito à frente do seu tempo”, completou.

Durante a solenidade foi dada posse à primeira diretoria da Emajs, que terá como diretor-geral o desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, decano do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Com a inauguração da Escola, para ele a Amagis “amplia diálogo com a magistratura, abrindo novos campos de interação social e fomento cultural, ético e científico na formação continuada e qualificada dos magistrados, respeitando sempre a diversidade de ideais num ambiente de diálogo e crescimento”.

“A Emajs não é, nem pretende ser, universidade, menos ainda pós-gradução. É apenas uma escola de arte e ofício do juiz contemporâneo, que avaliza, na função jurisdicional e nas decisões judiciais que profere, o estado democrático de Direito, reduzindo tensões e passificando os conflitos sociais”, ressaltou.

Convidados – O desembargador James Ferreira Santos na oportunidade representou o presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho, e entre as demais autoridades presentes estiveram o presidente o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, desembargador Nelson Missias de Morais, e o desembargador Caetano Levi Lopes, representando o presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, desembargador Marco Villas-Boas.

Prestigiaram ainda a cerimônia o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Pinto Monteiro Diniz; o juiz da Corte Internacional de Justiça Leonardo Nemer Caldeira Brant; os 2° e 3° vice-presidentes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadores Renato Luiz Dresch (no ato representando o presidente desembargador José Arthur de Carvalho Filho) e Ana Paula Nannetti Caixeta; a vice corregedora-geral de Justiça de Minas, desembargadora Yeda Monteiro Athias, representando o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Jr, corregedor; e o desembargador federal Prado de Vasconcelos, representando a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Sifuentes. A solenidade encerrou com aula inaugural da Emajs, proferida pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia.

Assista à solenidade na íntegra aqui.

Texto: Esperança Barros
Secom/TJMMG