TJMMG prestigia solenidade de 112 anos do IPSM

19/09/2023 12h03 - Atualizado em 19/09/23 12h03

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) esteve entre os órgãos convidados da solenidade comemorativa pelos 112 anos do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), realizado na manhã desta terça-feira, 19. O evento, que também celebrou o Dia do Pensionista, foi realizado na Academia de Bombeiros Militar, e contou com a presença do presidente do TJMMG, desembargador cel. Rúbio Paulino Coelho, entre os convidados.

O Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais foi criado a partir da Lei Estadual nº 565, publicada em 19 de setembro de 1911, quando foi instituída a então Caixa Beneficente da Força Pública de Minas Gerais, com o objetivo de formar uma sociedade de amparo aos servidores militares de Minas.

A cerimônia que celebra esses 112 anos de história foi comandada pelo diretor-geral do IPSM, cel. Fabiano Villas Boas, e durante a solenidade foi outorgada a Medalha Coronel Manoel Soares do Couto, nomeada em referência ao primeiro diretor-geral da instituição, que no início do século 20 serviu à Força Pública durante 37 anos e foi um dos profissionais mais prestigiados e queridos da época, reconhecido pelos seus importantes predicados, entre os quais ser um oficial disciplinador e justo.

Instituída em 2019 e inspirada no exemplo de Manoel Soares do Couto, a medalha é uma honraria concedida aos que, segundo o IPSM, “se destacam pela responsabilidade, ética, dedicação e seriedade, valores indissociáveis à família militar mineira, contribuindo para a consecução dos objetivos institucionais do IPSM”.

Texto: Esperança Barros, com informações do IPSM
Secom/TJMMG