TJMMG prestigia solenidade de formatura do Curso de Formação de Sargentos 2022

16/11/2022 14h45 - Atualizado em 16/11/22 14h45

O desembargador Cel James Ferreira Santos, diretor da Escola Judicial Militar, representou o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG na solenidade de formatura do Curso de Formação de Sargentos 2022, realizada na manhã de sexta-feira, 11, na Academia de Polícia Militar. A turma é composta por 207 novos sargentos.

O diretor da Escola Judicial Militar do TJMMG, desembargador Cel James Ferreira Santos, compôs o dispositivo de honra do evento

“São 207 homens e mulheres assaz preparados e motivados para cumprir a missão constitucional e institucional, notadamente servir e proteger a sociedade, zelar pelos pilares da hierarquia e disciplina, e sermos interlocutores entre oficiais e praças, dentre outras tantas funções. O sargento é, inexoravelmente, a figura de grande importância no contexto da bissecular instituição de Tiradentes”, disse o orador da turma, o 3° sargento William Lopes Ferreira.

Solenidade formou 207 novos sargentos da PMMG

A formatura foi uma realização da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG, por meio de sua Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro, tendo no comando o Cel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares, e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, sob comando do Ten Cel Henrique Chaves Aleixo. A turma teve como paraninfo o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, que destacou o papel da segurança pública na manutenção da ordem social.

“Segurança é firmeza, estabilidade e certeza. É a condição daquilo que se pode confiar. Sob o enfoque jurídico, a segurança consiste em garantia, proteção. Público, por sua vez, é aquilo que é destinado à coletividade, ao povo, de uso comum. Segurança Pública é, portanto, a situação em que a coletividade pode confiar e possuir a certeza de que o Estado estará zelando pela completa integridade da sociedade. É atividade de vigilância, prevenção e repressão de condutas delituosas, cuja finalidade precípua é preservar e manter a ordem pública, e estabilizar as relações interpessoais, na busca da pacífica e indispensável convivência social”, frisou o paraninfo.

O advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, foi homenageado como paraninfo da turma

Nesse sentido, o comandante-geral da PMMG, Cel Rodrigo Sousa Rodrigues, também ressaltou a relevância do papel do sargento nas fileiras da corporação, lembrando que a turma irá ocupar todo o estado de Minas Gerais e potencializará o serviço prestado pela PMMG. “Cabe ao sargento ser comandante e líder de grupos, disseminando as diretrizes do Comando; ser exemplo e por isso irradiador da mais alta qualidade na prestação dos serviços policiais de todo o Estado; ser zeloso e expoente na representatividade institucional perante a comunidade que serve e protege. Os trabalhos de cada um de vocês agora, com ainda mais responsabilidade, é o que garante no dia a dia a sustentabilidade da nossa instituição”, pontuou o comandante-geral.

Veja a solenidade na íntegra AQUI

Texto: Secom TJMMG