TJMMG promove ciclo de palestras

31/05/2010 11h10 - Atualizado em 31/05/10 11h10

 

Em 2009, o CNJ estabeleceu 10 Metas Nacionais de Nivelamento a serem alcançadas ainda naquele ano, com o objetivo de reduzir a grande desigualdade entre os diversos segmentos da Justiça Brasileira.


Algumas dessas Metas foram plenamente alcançadas; outras, não.


Relativamente à Justiça Militar de Minas Gerais, a Meta 6 “capacitar o administrador de cada unidade judiciária em gestão de pessoas e de processos de trabalho, para imediata implantação de métodos de gerenciamento de rotinas” foi parcialmente cumprida.


Com o objetivo de concluir o nível de desempenho estabelecido pelo CNJ para a Meta 6, o TJMMG estabeleceu, como uma das iniciativas a serem implementadas, a elaboração de um Ciclo de Palestras, com periodicidade mensal, considerando o processo de mudanças pelo qual passa o Poder Judiciário Nacional.


As palestras têm como fio condutor a discussão de temas necessários à compreensão desse momento, e que são fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento organizacional.


O Ciclo de Palestras está alinhado, ainda, aos objetivos estratégicos estabelecidos pela Justiça Militar de Minas Gerais : “ motivar e comprometer Magistrados e Servidores com a execução da estratégia “ e “ atingir excelência na qualificação dos Magistrados e Servidores”.


Atinge, ainda , o objetivo de “fomentar a interação e a troca de experiências entre os Tribunais” , proposto  pelo CNJ, uma vez que o TJMMG disponibilizará um número de vagas para a participação de Magistrados e Servidores de outros Tribunais.


O Ciclo de Palestras terá início no próximo dia 11 de junho, com a discussão do tema “ O Hoje e o Amanhã : os desafios do Planejamento Estratégico”, com o filósofo, professor, consultor e escritor Paulo Volker. A direção do Tribunal Regional Eleitoral- TRE cederá o seu Auditório  para a realização da palestra.


O objetivo dessa primeira atividade é “trabalhar o lugar atual de cada um, com seu conforto imediato, ameaçado pelas mudanças que chegam de fora  e o possível lugar futuro. Entre os dois lugares, o desconforto da mudança e do desafio”.

 

Ficam convocados todos os servidores da Instituição.

 

 

O HOJE E O AMANHÃ: OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


OBJETIVO: Refletir sobre os desafios da implantação e operação do planejamento estratégico, do ponto de vista do processo concreto de engajamento das pessoas da organização


Os processos de construção e implantação de planejamento estratégico nas organizações é caracterizado por vários fatores importantes e um deles, com certeza, é o fato de que, entre a formulação e a operação do planejamento, poucos pontos são claros para as pessoas, colaboradores da organização.


A palestra abordará dois problemas. Um, como as pessoas – os agentes e sujeitos – dos planejamento podem sentir vontade (no sentido profundo do termo) de saírem da inércia e rotina, que as vezes é muito confortável, e adotar uma postura ativa em relação ao planejamento ?. Dois, como é possível ter uma concepção estratégica que "toque" a emoção-razão das pessoas, de modo que elas se sintam motivadas para mudar?


A idéia da atividade é trabalhar nesses dois pontos, o lugar atual de cada um, com seu conforto imediato – ameaçado  pelas mudanças que chegam de fora – e o lugar futuro possível. Entre os dois lugares, o desconforto da mudança e do desafio. 


PÚBLICO ALVO:   Magistrados e Servidores do Tribunal.
DURAÇÃO: 02 horas 

 

 

Assessoria de Comunicação

 

ascom@tjmmg.jus.br