TJMMG recebe visita de ex-presidente

06/02/2024 18h08 - Atualizado em 07/02/24 13h35

Na tarde desta terça-feira, 6, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) recebeu a visita do desembargador aposentado e ex-presidente Paulo Duarte Pereira. Ele foi recepcionado pelo atual presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho, e juntos conversaram sobre assuntos relevantes do tribunal.

Vindo de uma larga carreira na Polícia Militar de Minas Gerais, o coronel Paulo Duarte Pereira atuou como magistrado por 23 anos na Justiça Militar de Minas Gerais, que ajudou a construir, edificar e engrandecer pelo trabalho que desenvolveu. Nesse período teve três mandatos à frente da presidência do TJMMG, nos biênios 1992 e 1993, 2000 e 2001, e 2006 e 2007, época em que os titulares da segunda instância ainda eram chamados de juízes. Em 6 de março de 2008 ele se aposentou, deixando sua marca registrada na JME.

Durante a visita de terça-feira foi realizada a gravação de um vídeo para a Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (Amajme). O vídeo atende a uma solicitação do presidente da associação, desembargador Getúlio Corrêa, e promove um resgate histórico a partir da perspectiva do ex-presidente do TJMMG acerca da entidade da qual foi um dos idealizadores e fundadores em 7 de dezembro de 1985.

“É uma história longa, trajada em fatos que antecederam sua criação (…) – um encontro em 1982, em Brasília, sobre Direito Penal Militar e Direito de Guerra, e o 9° Congresso dos Magistrados da Associação dos Magistrados Brasileiros (1982), ocorrido em 1982 também”, recorda o magistrado no vídeo. Ele explica que os dois eventos foram o embrião do I Congresso Brasileiro de Justiça Militar Estadual, que ocorreu em Minas Gerais três anos depois, e que ao final decidiu pela criação da Amajme, sendo aprovado e criado ali o seu Estatuto e eleita a sua primeira diretoria, toda composta por magistrados da Justiça Militar de Minas Gerais.

Texto: Ana Luísa Ribeiro
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG