TJMMG se engaja à campanha “24 Horas pelo Diabetes” durante o Novembro Azul
Neste mês, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais está engajado à campanha Novembro Azul, que aborda a importância de prevenção e dos cuidados com o diabetes, doença que provoca diversas complicações, entre elas a chamada retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira em pessoas entre 20 e 60 anos de idade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, o TJMMG também adere ao “24 Horas pelo Diabetes”, iniciativa de mobilização on-line organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), e que vai unir diversas sociedades de especialistas, organizações de saúde e profissionais de diferentes áreas com o objetivo de promover mais informações acerca do tema.

O “24 Horas pelo Diabetes” será realizado no dia 25 deste mês, sábado, a partir das 9h, no canal oficial do CBO no YouTube. A programação será voltada àqueles que convivem com a doença ou desejam entender melhor seus mecanismos e formas de prevenção, diagnóstico, controle e tratamento. Ao longo da programação, o público terá acesso a explicações sobre mitos e verdades relacionados ao diabetes e poderá acompanhar debates sobre políticas públicas e direitos dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das metas é estimular a criação de novos hábitos de autocuidado que minimizem os efeitos da condição, e isso inclui desde orientações sobre saúde até dicas culinárias e sobre atividades esportivas.
“Queremos proporcionar ao público uma verdadeira imersão em saúde e autocuidado. Para isso, contaremos com uma abordagem multidisciplinar, facilitando a compreensão do diabetes como uma condição que requer a incorporação de novos hábitos em diversos setores da vida do paciente, bem como a importância do diagnóstico precoce e do tratamento contínuo”, explica Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO.
Retinopatia diabética – No âmbito da Justiça Militar mineira, a adesão ao Novembro Azul e ao “24h pelo Diabetes” parte da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, em parceria com o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores da Justiça Militar de Minas Gerais.
O diabetes é uma condição que surge devido à produção inadequada de insulina ou à sua absorção ineficaz. A insulina desempenha o papel crucial na regulação dos níveis de glicose no sangue, convertendo-a em energia para as células do corpo. Porém, quando o diabetes ocorre, pode resultar em elevação dos níveis de glicose no sangue, o que, por sua vez, pode desencadear complicações graves no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e no sistema nervoso.
No caso da retinopatia diabética, um material é depositado nos vasos sanguíneos da retina, provocando alterações, dificultando a circulação e fazendo com que esses vasos fiquem deformados. Essa situação provoca a formação de microaneurismas, que podem provocar alteração na retina.
É, portanto, muito importante manter o controle rigoroso do diabetes, para evitar o aparecimento da retinopatia diabética. Uma vez instalada a doença, pode-se optar pela fotocoagulação com raio laser, prevenindo hemorragias.
Texto: Esperança Barros, a partir de texto do CBO
Ascom/TJMMG