“Tornar-se Gestor”: palestra aborda a importância em delegar funções

21/09/2023 15h59 - Atualizado em 21/09/23 16h27

O envolvimento dos gestores com uma série de atividades operacionais, muitas delas inadiáveis, e a impossibilidade de delegá-las sem antes tirar um tempo para as ensinar a quem assumiria, acabam criando uma espécie de círculo vicioso, no qual esses profissionais não conseguem descentralizar as demandas e dedicar o tempo que gostariam ou deveriam à função fundamental de seu cargo, que é gerir pessoas e processos. Pensando no aperfeiçoamento de seus gestores, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) ofereceu, nesta quinta-feira, 21, a oficina “Delegando tarefas: a arte de descentralizar e confiar”, que ocorreu no auditório do Tribunal.

O conteúdo foi ministrado pelo doutorando em Administração em Estudos Organizacionais na Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Marcos Paulo de Oliveira Corrêa. O objetivo da oficina foi apresentar aos gestores conceitos, técnicas e estratégias práticas para trabalhar a descentralização de tarefas, para que os responsáveis por cada unidade sejam capazes de identificar as mudanças necessárias em seus próprios comportamentos para que alcancem maior eficiência e entender que delegar é algo extremamente importante e essencial para uma boa liderança.

O evento faz parte do segundo encontro do programa “Tornar-se Gestor”, uma iniciativa da Seção de Desenvolvimento de Pessoas da Diretoria de Recursos Humanos do TJMMG e apoio da Escola Judicial Militar (EJM), desenvolvido a partir o levantamento das competências comportamentais que precisam ser desenvolvidas pelos próprios gestores para o incremento de seu desempenho e de seus relacionamentos no trabalho. O primeiro encontro do programa foi em abril deste ano, com o tema “Abrindo espaço para fazer gestão: ferramentas para otimizar o tempo”.

Texto: Larissa Figueiredo, com texto da EJM
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG