Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais adere à campanha Novembro Azul

03/11/2022 09h56 - Atualizado em 03/11/22 09h56

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca, 42 homens morrem por dia em decorrência do câncer de próstata, e aproximadamente 3 milhões convivem com a doença. Para buscar diminuir esses números, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG, por meio de sua Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, Comissão de Saúde, com realização do Serviço de Comunicação Institucional – Secom e apoio da Escola Judicial Militar – EJM, adere à campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Pesa cerca de 20g e está localizada abaixo da bexiga, com a função de produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen.

Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem altos índices de cura, mas nessa fase ela não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, como dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura e aumentando a letalidade.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando a importância desse exame para o diagnóstico e o tratamento precoces. O problema é que, por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens descobrem apenas quando a doença já está em estágios mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos.

Portanto, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem fatores de risco, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA. Entre os fatores de risco estão histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão e tio; obesidade e raça (homens negros sofrem maior incidência).

Exatamente para tentar diminuir esse preconceito, a campanha Novembro Azul foi lançada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, e depois abraçada pelo Ministério da Saúde e Inca para propagar a ideia por todo o país, o que acabou por transformar a data no maior movimento em prol da saúde masculina. A intenção é conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidar do corpo e da mente, o que engloba praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada, não fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata periodicamente.

Texto: Secom/TJMMG