Tribunal de Justiça Militar participa da abertura do Congresso da Magistratura Mineira

01/12/2022 12h26 - Atualizado em 01/12/22 12h26

Belo Horizonte sedia até a próxima sexta-feira, 2, o Congresso da Magistratura Mineira, reunindo magistrados e magistradas de todo o estado, e diversos convidados de outras partes do país. A solenidade de abertura, que também marcou a entrega do primeiro Prêmio Amagis de Jornalismo, contou com a participação de juristas e representantes dos três poderes, entre eles o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho, que integrou a mesa de honra do evento.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, saudou os presentes e ressaltou a satisfação da diretoria em receber a magistratura e autoridades no Congresso, ressaltando a importância do reencontro após o enfrentamento das restrições impostas pela pandemia da covid-19. O juiz reforçou que o encontro festejará bons trabalhos da imprensa, a coragem da magistratura, sobretudo os que abriram as portas para o futuro, e a ternura do Clube da Esquina, que será celebrado durante o Congresso. “Este encontro promove o reencontro de muitos amigos e a saudade de tantos. A magistratura é esta função solitária, que carece tanto do espírito de compreensão e amizade. É esta amizade que nos fortalece e nos move neste congraçamento”, disse.

A noite de abertura do Congresso da Magistratura Mineira foi marcada pela conferência do ministro Carlos Mário da Silva Velloso Filho, com o tema “Os sonhos não envelhecem”, sobre a criação das urnas eletrônicas e a democracia brasileira. Foi na gestão do ministro à frente do Tribunal Superior Eleitoral, em 1996, que as urnas eletrônicas brasileiras foram criadas, segundo ele um sonho que começou a ser desenhado ainda no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE-MG com a totalização dos votos por computador no estado. “Ouvíamos falar do computador. O que era o computador? Era certo ser algo que representava uma revolução”, comentou Velloso, ressaltando que a atuação da Justiça Eleitoral para promover eleições cada vez mais limpas e seguras é constante.

Compuseram a mesa de abertura do Congresso, além do presidente da Amagis, do ministro Carlos Velloso e do presidente do TJMMG, o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Sifuentes; o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, representando o presidente, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o presidente do TRE-MG e ex-presidente da Amagis, desembargador Maurício Torres Soares; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE-MG, conselheiro Gilberto Pinto Pereira Diniz, representando o conselheiro-presidente Mauri Torres; e a vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, representando a presidente, juíza Renata Gil. A solenidade de abertura foi seguida de um coquetel com apresentação da Banda 14 BIS.

Texto: Edição Secom/TJMMG a partir de texto da Amagis

Fotos: Amagis/divulgação