Vice-presidente do TJMMG prestigia posse do novo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais

14/12/2022 09h13 - Atualizado em 14/12/22 11h02

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada na noite de segunda-feira, 12, no Grande Teatro do Palácio das Artes, Jarbas Soares Júnior tomou posse no cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais para o biênio 2023/2024. O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG participou da solenidade representado pelo vice-presidente, desembargador Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha, que compôs o dispositivo de honra.

O procurador-geral de Justiça, Darcy de Souza Filho, abriu a sessão solene e, perante o Colégio de Procuradores de Justiça, Jarbas Soares Júnior procedeu à leitura do termo de compromisso e assinou o termo de entrada em exercício. Dando início aos pronunciamentos, Darcy de Souza Filho disse que a posição de credibilidade do MPMG é resultado do esforço e da dedicação daqueles que carregam a missão de integrar a instituição, e chefiá-la é um grande desafio que exige diálogo e olhar atento às múltiplas e complexas demandas da sociedade. O mesmo foi destacado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que ressaltou que estar à frente de um órgão ou instituição pública é uma grande responsabilidade, mas também a chance de transformar o trabalho em soluções para os problemas da população.

Natural de Montes Claros, Jarbas Soares Júnior ingressou no Ministério Público de Minas Gerais em maio de 1990. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito. Foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2001. Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça nos biênios 2005/2006, 2007/2008 e 2021/2022.

Agora reconduzido ao cargo, ele destacou a importância da democracia para a vida em sociedade, por ser instrumento de garantia de direitos e fortalecimento da justiça. “A nossa instituição, ao lado do Poder Legislativo e do Poder Judiciário, é um dos pilares da democracia. Não podemos fugir das balizas do Estado de Direito”, exaltou.

Além do vice-presidente do TJMMG, também compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; o ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin; o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, Antônio Carlos Arantes; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o vice-governador eleito de Minas Gerais, professor Mateus. Além deles, o deputado federal Bilac Pinto; a presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais e procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti; a vice-procuradora-geral da República, Lindora Araújo; o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Mauri Torres; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Mônica Sifuentes; a defensora pública-geral de Minas, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o corregedor-geral do MPMG, Marco Antonio Lopes de Almeida; o vice-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, Manoel Barbosa da Silva; o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinícius Furtado Coelho; o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seção Minas Gerais, Sérgio Rodrigues Leonardo; e a presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral.

Texto: Edição Secom/TJMMG com texto do MPMG
Fotos: Camila Soares e Eric Bezerra / MPMG