TJMMG participa de seminário da Rede de Memória das Instituições de Minas Gerais

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) participou do VI Seminário Memória, Informação e Tecnologias da Rede Memória das Instituições de Minas Gerais (Remig), realizado de forma híbrida nos dias 9 e 10 deste mês, no Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6). O evento comemorou os 20 anos de criação da rede, que conta com o TJMMG entre seus fundadores.

A equipe de Gestão Documental participou, em caráter de capacitação, no evento, que teve entre os destaques a palestra “Gestão inclusiva de acervo para museus — Tainacan na prática”, conduzida pela pesquisadora e arquiteta Ana Cecília Veiga, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante sua apresentação, a palestrante abordou um repertório de tecnologias de informação e comunicação disponíveis para equipamentos culturais, como o sistema Tainacan.

Totalmente desenvolvido por pesquisadores brasileiros, o sistema foi descrito por ela como “um software livre, flexível e de fácil aprendizagem para a criação de repositórios de acervos digitais em WordPress, cuja principal vantagem é o compartilhamento de dados”. Ana Cecília ainda mencionou que “na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) já existem pesquisas sobre o uso do Tainacan para o desenvolvimento de repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDCArq) em arquivos judiciais”.

Além de Ana Cecília, o evento contou com um time de palestrantes especialistas nas áreas de Museologia, Cultura e tecnologia aplicada à acessibilidade ao acervo. Entre eles, estavam Celia Corsino, coordenadora geral do Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro, e os professores René Lommez Gomes e Felipe Eleutério Hoffman. O encontro também incluiu uma mesa redonda com os gestores da Remig, onde foram discutidos desafios, estratégias e perspectivas da rede.

Rede – A Remig tem como missão compartilhar experiências, normas, ações, serviços e produtos, além de informações e conhecimentos na área de preservação da memória. A Rede organiza encontros mensais, mantém um catálogo de fornecedores de materiais e serviços, edita um boletim virtual e promove a troca de experiências entre seus membros. Sua atuação se estende além da Região Metropolitana de Belo Horizonte, promovendo visitas técnicas em centros de memória e museus de várias outras regiões do estado.

Texto: Gestão Documental/TJMMG
Edição: João Faustino e Esperança Barros
Ascom/TJMMG

Rolar para cima