Memorial da Justiça Militar mineira está aberto para visitação

29/06/2023 15h41 - Atualizado em 29/06/23 15h44

Localizado no térreo do edifício-sede da Justiça Militar mineira, o Memorial do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais está aberto à visitação do público. O acervo conta com diversas peças de valor histórico, como processos, equipamentos utilizados ao longo da história e painéis explicativos. Nesse espaço, está exposta também a galeria dos ex-presidentes do Tribunal com imagens desenhadas a lápis, a partir da técnica conhecida como desenhos hiper-realistas em grafite.

Estão dispostos, entre as peças, os autos processuais e manchetes de jornais do caso dos Irmãos Piriá em 1978, no qual três policias militares foram mortos por uma dupla de criminosos nas proximidades de Sete Lagoas. Após tentativas da PM em apreendê-los, um conflito armado culminou na morte dos irmãos. O itinerário de fuga desses criminosos, que assombrou cidades na região central do estado, também está disponível no acervo do Memorial do TJMMG.

As visitas ocorrem nos dias úteis, das 8h às 18h.  Ainda é possível conhecer todo o acervo que conta a história da Justiça Militar mineira sem sair de casa, por meio da exposição virtual que está disponível no site do TJMMG.

Histórico – O espaço físico do Memorial do TJMMG foi inaugurado no ano de 2017, no entanto, a preocupação da JME em promover a preservação da memória institucional é intrínseca à história do Tribunal. Em 1985, na gestão do então presidente Cel. PM Laurentino de Andrade Filocre, foi instituída a Memória do TJMMG.

Anos mais tarde, em 2011, foi criada a Memória do Judiciário, no âmbito da Justiça Militar mineira, bem como uma comissão interna com atribuições de identificar, coletar, catalogar, propor a restauração e a preservação de acervo de valor histórico. Em 2016, foi instituída a Comissão Permanente de Memória da Justiça Militar como unidade integrante do sistema de governança do Tribunal de Justiça Militar.

A JME, em março de 2022, inaugurou o seu Espaço Histórico no edifício centenário do Palácio da Justiça Rodrigues Campos, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG. Atualmente, o edifício está passando por reformas estruturais e, por isso, as peças retornaram temporariamente ao espaço na sede da JME.

Texto: Larissa Figueiredo

Secom/TJMMG