Retrospectiva: Lançamento de livro marcou o aniversário de 85 anos da Justiça Militar mineira

05/01/2023 16h19 - Atualizado em 05/01/23 16h19

Em 2022 a Justiça Militar de Minas Gerais completou 85 anos, uma história que remonta a 9 de novembro de 1937, quando foi instituída pela Lei n° 226. Toda essa trajetória foi registrada no livro “Justiça Militar de Minas Gerais – Memória dos seus 85 anos”, lançado durante um encontro intimista, no auditório do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, reunindo antigos e novos colaboradores da instituição, entre magistrados e servidores da ativa e aposentados, servidores terceirizados, além de promotores e procuradores que atuam ou que já atuaram neste ramo especializado da Justiça.

“O livro organiza os nossos referenciais históricos cronologicamente, com a preocupação de homenagear todas as pessoas que empregaram os seus esforços para a melhoria dos serviços que prestamos em favor da sociedade mineira. É um registro institucional, mas, sobretudo, um registro da contribuição das muitas pessoas que construíram e estão construindo a nossa Justiça Militar”, contextualizou, durante o lançamento da obra, o desembargador Fernando Galvão da Rocha, vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais e presidente da Comissão Permanente de Memória da JME.

Também durante o evento, o presidente Rúbio Paulino Coelho fez questão de citar alguns pontos que considera de grande relevância nestes 85 anos e que estão listados na obra, entre eles a ata de instalação da Justiça Militar da Força Pública de Minas Gerais. Também enumerou algumas instituições – em especial Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar – e pessoas cuja histórias de vida se confundem com a própria história da Justiça Militar.

“Preservar a memória da Justiça Militar de Minas Gerais não é só resgatar o passado. É manter a instituição viva, fortalecendo a sua identidade. É, também, ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro”, disse, citando um trecho do livro.

Ainda no mês de novembro, o TJMMG lançou uma série especial disponibilizando em seu site trechos do livro referentes a alguns dos principais marcos históricos registrados na obra, como forma de contar um pouco do caminho trilhado pela Justiça Militar. Acesse aqui todos os textos da série especial.

Texto: Secom/TJMMG