TJMMG sedia o 1º Encontro de Gestão Documental das Justiças Militares Estaduais do Brasil

19/04/2022 09h17 - Atualizado em 19/04/22 16h51

O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) sedia, nos dias 18 e 19/04, o 1º Encontro das Justiças Militares Estaduais envolvendo a temática da Gestão Documental, com o propósito de discutir a unificação do Plano de Classificação e tabela de temporalidade para destinação do acervo dos Tribunais Militares estaduais, dentre outros assuntos pertinentes.

O desembargador Rúbio Paulino Coelho, presidente do TJMMG, fez a abertura do encontro, destacando a importância da Gestão Documental para a Justiça Militar. Estavam presentes na abertura e acompanham as atividades do encontro os presidentes das Comissões Permanentes de Avaliação Documental, desembargador James Ferreira Santos, do TJMMG, desembargador Paulo Roberto Mendes Rodrigues, do TJMRS, e o juiz Silvio Hiroshi Oyama, da 2ª instância do TJMSP.

A Gestão Documental do TJMMG realiza um trabalho especializado de triagem, recuperação e conservação de documentos judiciais que, devido à sua importância histórica, são destinados à guarda permanente. Os manuais de procedimentos de gestão documental, publicado pelo TJMMG, traz uma padronização assertiva para os trabalhos desenvolvidos conforme a Resolução 324 do CNJ.

O vice-presidente do TJMMG, desembargador Fernando Galvão da Rocha, participou das atividades da tarde do dia 19 e do encerramento, ocasião em que o desembargador presidente Rúbio Paulino Coelho fechou o encontro ressaltando a importância da continuidade dos trabalhos de gestão documental no órgão, que foram iniciados na gestão do desembargador James Ferreira Santos. Ainda, frisou a relevância da preservação da memória do TJMMG com o convênio com o Mejud e a recente inauguração do espaço de exposição do TJMMG.

Também participam do encontro o coronel veterano Giovanne Gomes da Silva, chefe de gabinete do TJMMG, gerentes, coordenadores e servidores de áreas afins dos três tribunais militares estaduais.

Secom/ TJMMG