Plano de Logística Sustentável 2022-2026 está disponível para consulta

30/12/2022 16h57 - Atualizado em 30/12/22 16h57

Já está disponível no site do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais o Plano de Logística Sustentável do órgão para o período de 2022 a 2026. O PLS/TJMMG foi instituído pela Portaria 1.498, de 14 de dezembro deste ano, e sua execução, monitoramento e revisões são de responsabilidade da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, presidida pelo desembargador Fernando Armando Ribeiro, que atua em parceria com as unidades gestoras dos indicadores, observando-se o disposto na Resolução n. 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A portaria que institui o PLS é assinada pelo presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho, que considera que o instrumento se alinha à Estratégia Nacional do Judiciário, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030, e ao Planejamento Estratégico do próprio Tribunal. O PLS traz, em em seu bojo, “objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação dos resultados, o qual permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que objetivem uma melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica do Órgão”.

PLS 2022-2026 prevê a adequada gestão dos resíduos gerados
Na foto, registro de associação de catadores fazendo a primeira coleta seletiva no Tribunal 

O novo PLS é uma revisão do PLS/2017 e seu objetivo é “aperfeiçoar o modelo de gestão da sustentabilidade, promovendo a responsabilidade ambiental, econômica, social e cultural, almejando o nível de excelência nesse quesito, através do aprimoramento e sistematização de boas práticas de sustentabilidade na Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (JMMG)”. Pretende “instituir modelos de gestão organizacional e de processos de trabalho baseados na promoção da sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural; aprimorar e desenvolver boas práticas de sustentabilidade e de racionalização no uso dos recursos e serviços, buscando maior eficiência da gestão de processos de trabalho e melhor qualidade e economia do gasto público; além de promover a adequada gestão dos resíduos gerados, de forma a reduzir o impacto no meio ambiente”.

Também está entre seus focos “estimular a reflexão do quadro de pessoal, auxiliar e público externo, sobre a importância do consumo consciente, redução de custos, combate a desperdícios, economia e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, e também de “proporcionar melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho, do corpo funcional e da força auxiliar de trabalho do TJMMG, monitorando os indicadores de consumo e de gastos administrativos, de forma a verificar a sua evolução em relação a exercícios anteriores.

 

Diogo Cesar Pereira, gerente de Educação para a Limpeza Urbana da
Superintendência de Limpeza Urbana – SLU,
orientou os servidores da JME
sobre descarte consciente.
Na foto, ele com o desembargador
Fernando Armando Ribeiro, presidente da CGPLS

Cenário – O Plano de Logística Sustentável se torna ainda mais necessário diante do novo cenário interno na JME. A começar pelo quadro de pessoal, que teve um aumento de 34% em 2022 com a nomeação de cerca de 30 novos servidores oriundos de concurso para provimento em diversos setores (o que representa um aumento de 41% no quadro de servidores efetivos) e do acréscimo de dez terceirizados (um aumento de 22% no quadro de terceirizados).

Os novos servidores não poderão participar do teletrabalho no primeiro ano do estágio probatório, o que significa que precisam atuar nas instalações do TJMMG. Isso representa um grande impacto, em especial quando comparado com o ano de 2020, durante o auge da pandemia da covid-19, que ocasionou expressiva redução no consumo de energia elétrica e água na sede.

Assim, o PLS apresenta indicadores e metas organizados na mesma sequência da Resolução CNJ 400/2021, prevendo, entre outros itens, a racionalização no consumo de papel e de impressões, redução no consumo de copos descartáveis e de energia elétrica. Também projeta aumento, ano a ano, na destinação correta de resíduos sólidos, de pilhas, baterias, no-breaks e outros resíduos de informática.

Está contemplado ainda no PLS o estímulo à adesão de participantes nas ações de qualidade de vida na JMMG e a ampliação do número de participantes em capacitações na temática da sustentabilidade.

Saiba mais acessando o PLS/TJMMG 2022-2026

Texto: Secom/TJMMG