A Justiça Militar mineira esteve presente na solenidade em comemoração pelo 98º aniversário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A juíza de Direito titular do Juízo Militar Daniela de Freitas Marques participou do evento que ocorreu na segunda-feira, 8, no auditório da Reitoria da Universidade, e que marcou o início das celebrações que antecedem à chegada do centenário da instituição, a ocorrer em 2027.
A solenidade foi conduzida pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, que destacou os valores da Universidade durante seu discurso. “São 98 anos de muita dedicação, compromisso, resiliência e também rebeldia, como cabe a uma instituição verdadeiramente mineira, que tem na liberdade e na democracia o mote da sua gênese”, ressaltou. “A democracia é o segundo nome da nossa UFMG”, disse ao concluir a fala.
O evento também marcou o ponto de partida do ciclo de conferências “UFMG Centenária: Universidade e Democracia”. A conferência inaugural, intitulada “Brasil envelhece: Cuidado como direito”, foi proferida pela renomada pneumologista e pesquisadora Margareth Dalcolmo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecida nacionalmente por sua atuação na área da saúde pública.

Na mesma noite, após o fim das atividades no auditório, foi realizada a abertura oficial da exposição UFMG Centenária, que reúne textos, imagens e vídeos que narram a trajetória da Universidade e sua atuação contemporânea. Montada em julho para a Cúpula de Universidades da América Latina, promovida pela agência Times Higher Education (THE) e sediada no campus Pampulha, a mostra está aberta à visitação no saguão da Reitoria. A exposição pretende envolver a comunidade acadêmica e o público externo em uma jornada celebratória da UFMG em seus espaços, seus cursos, produções de pesquisa e inovação, ações de extensão, cultura, comunicação e serviços.
O evento reuniu reitores de gestões anteriores, parceiros institucionais e a sociedade civil para reafirmar o compromisso da instituição com a produção de conhecimento, a defesa da democracia e o cuidado com as pessoas. Também contou com a presença do decano da UFMG, professor João Alberto Almeida, além de personalidades como o deputado federal Patrus Ananias de Sousa e a cantora Fernanda Takai, ambos ex-alunos da instituição.

Texto: Nicolas Pereira, com informações da Assessoria de Imprensa da UFMG
Edição: Esperança Barros
Foto: Reprodução Instagram
Ascom/TJMMG
