TJMMG realiza descerramento de escultura do desembargador aposentado Luís Marcelo Inacarato

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) realizou, no dia 11 de fevereiro, o ato solene de descerramento da escultura de autoria do desembargador aposentado Luís Marcelo Inacarato. A escultura, feita em cerâmica, retrata a figura de um Cristo, produzida a partir da imaginação do autor, e passa a integrar o acervo da Biblioteca Coronel Manuel de Araújo Porto, localizada no prédio do TJMMG.

Luís Marcelo Inacarato atuou no TJMMG e se aposentou na condição de ex-presidente e desembargador. Sua escultura representa uma relevante contribuição cultural à instituição e evidencia a faceta artística do magistrado, destacando a versatilidade e a dimensão humanística dos integrantes do Tribunal. Em seu discurso, o desembargador destacou a obra como forma de homenagem ao Tribunal, ressaltando seu significado simbólico e a dedicação dos magistrados à Justiça.

“Esse Cristo representa uma oportunidade que eu tive de fazer uma festa que eu pudesse presentear ao Tribunal. É uma peça pequena, simples, mas que pressupõe um fato que nós não podemos ignorar. Mostra a versatilidade, não minha, mas da magistratura, de juízes que cuidam da área jurídica e que, como eu, se empenharam de uma maneira muito positiva no mundo jurídico”, descreveu.

Ele também ressaltou sua trajetória artística e agradeceu ao Tribunal pelo reconhecimento de seu trabalho na cerâmica. “Eu tenho participado e, modéstia à parte, eu tenho sido premiado na área de escultura, especialmente voltada para a cerâmica. O ceramismo é o meu forte. Eu sou agradecido ao Tribunal por aceitar, de uma maneira tão gentil, uma oferta de uma coisa tão pequena, tão insignificante, mas que realmente me envaidece. Saber que tem alguma coisa minha, pessoal, dentro do meu Tribunal me envaidece. Muito obrigado aos senhores”, disse.

Ao encerrar o ato solene, o desembargador Jadir Silva agradeceu ao ato e destacou a importância da obra para a Justiça e a aplicação do Direito. “Eu sou muito agradecido na casa da justiça, onde se aplica a lei, ter a a a obra do Senhor, do Cristo agonizante. É por justiça, aplicação do bom direito, da boa lei. Muito obrigado por essa oportunidade”.

Texto: Rafaela Berigo
Edição: Tatiana Reis
Ascom/TJMMG

Rolar para cima