O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) adere este mês à campanha Abril Azul, para a conscientização acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema, que já havia sido desenvolvido em âmbito interno em 2023, volta ao foco contra o preconceito e reforçando a importância do diagnóstico precoce
A campanha é uma ação conjunta da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável e do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores, e durante o mês o edifício-sede do TJMMG será iluminado na cor azul. Informações sobre o TEA serão compartilhados junto ao público interno e especificamente no dia 10, quinta-feira, às 15h, haverá uma roda de conversa sobre o autismo na biblioteca do Tribunal, fazendo parte da Semana da Saúde do TJMMG.
O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos, podendo ser encontrado em três níveis de suporte: autismo leve, moderado e severo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo e não há evidências científicas de que exista uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais.
No último dia 2 foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007. A data marca a luta contra o preconceito com o TEA, ainda muito presente na sociedade devido à falta de informações sobre o transtorno, sendo que quanto mais cedo se conhecer o diagnóstico e com apoio de uma equipe multidisciplinar, mais possibilidades de ter um bom desenvolvimento e melhora nos sintomas.
Essa é a razão de ser da campanha Abril Azul, que foca em divulgar os direitos desse grupo e traz o slogan “Autismo não é doença. É uma forma diferente de ver o mundo!”. A cor azul foi escolhida como marca da campanha por estimular o sentimento de calma e de maior equilíbrio, auxiliando em situações de sobrecarga sensorial, que é um grande desafio enfrentado por pessoas autistas.

Texto: Nicolas Pereira, com texto do portal gov.br
Edição: Esperança Barros
Arte e design: Layane Araújo
Ascom/TJMMG
