O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está com inscrições abertas para a apresentação de trabalhos técnicos nos Seminários de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias de 2026, promovidos pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias. Magistrados e servidores do Judiciário, comunidade científica e acadêmica e demais integrantes do sistema de Justiça podem se inscrever até esta segunda-feira, 17, por meio de formulário.

Os Seminários, previstos para começar em 5 de março de 2026, têm como objetivo divulgar e debater estudos e resultados que contribuam para o aprimoramento das políticas judiciárias, com base em coleta e análise de dados sobre o funcionamento do Poder Judiciário. A iniciativa busca promover a troca de conhecimento entre tribunais, pesquisadores e comunidade acadêmica.
A lista de trabalhos selecionados será divulgada no dia 17 de dezembro deste ano, e o calendário de apresentações, no dia 27 de fevereiro de 2026. As apresentações ocorrerão de forma remota, às quintas-feiras, das 17h às 19h, e cada autor selecionado terá 20 minutos para expor seu trabalho. Os participantes atuarão de forma voluntária, sem remuneração, e receberão certificados. Mais informações estão disponíveis no edital de chamada pública, divulgado pelo site do CNJ.
Edital de Chamada Pública n. 1/2025
Texto: Rafaela Berigo
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG
