Justiça Militar mineira participa do Encontro Nacional de Corregedores em Brasília

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) esteve presente na solenidade de abertura do 95º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), realizada na quarta-feira, 28 de maio, em Brasília. A Justiça Militar mineira foi representada pelo corregedor, desembargador Sócrates Edgard dos Anjos, no encontro que destacou o diálogo pela união do Poder Judiciário brasileiro e marcou a entrega da medalha de honra ao mérito “Desembargador Décio Erpen” aos novos corregedores e homenageados.

A imagem mostra três desembargadores representando diferentes Tribunais de Justiça Militar, sentados em um auditório. O primeiro é Rodrigo Mohr, do Rio Grande do Sul, vestindo terno preto e gravata vermelha. O segundo é Sócrates Edgard dos Anjos, de Minas Gerais, usando terno preto e gravata listrada. O terceiro, de São Paulo, veste terno azul com gravata e óculos. Ao fundo, vê-se a plateia do evento e algumas câmeras.
Desembargador Sócrates Edgard dos Anjos acompanhado do desembargador Rodrigo Mohr, do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, e do desembargador Silvio Hiroshi Oyama, do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, durante o Encoge.

O evento reuniu corregedores de diferentes estados brasileiros e foi conduzido pelo presidente do Colégio de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça (CCOGE), também corregedor-geral da Justiça de Rondônia, desembargador Gilberto Barbosa. Em seu pronunciamento, ele ressaltou que o Encoge reforça a coesão do Judiciário nacional e o papel essencial das corregedorias na integridade e na eficiência da Justiça.

“Vivemos tempos que nos exigem coragem e lucidez histórica em meio a ruídos que tentam deslegitimar as instituições e enfraquecer o tecido democrático.”, afirmou o desembargador Gilberto Barbosa. “A Constituição de 1988 nos confiou o papel de guardiões dos direitos fundamentais e da legalidade democrática e essa missão não se cumpre isoladamente, e sim em orquestra. Em cada Corregedoria firmada em seu papel, mas acima de tudo, consciente de que só haverá harmonia se houver coesão.”, complementou.

A imagem mostra o presidente do Colégio de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça, desembargador Gilberto Barbosa, falando ao microfone em um púlpito de vidro durante o discurso de abertura. Ele segura um papel, usa terno azul com gravata da mesma cor e óculos. Ao fundo, está o painel do 95º Encoge e dois convidados no dispositivo de honra.
Presidente do Colégio de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça, desembargador Gilberto Barbosa, em discurso de abertura.

O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), proferiu a palestra magna com o tema “O Papel das Corregedorias para a União do Poder Judiciário Brasileiro”. Em sua fala, destacou que as corregedorias não se limitam à função fiscalizadora, mas representam um dos pilares da transparência, probidade e coesão do Poder Judiciário.

Assista aqui a íntegra da cerimônia.

Texto: Nicolas Pereira, com informações do CCOGE
Edição: Tatiana Reis
Ascom/TJMMG
Fotos: TJMMG e CCOGE

Rolar para cima