O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) marcou presença na solenidade de transmissão e assunção conjunta de cargos da Academia de Polícia Militar (APM), que ocorreu na sexta-feira, 12. O evento, realizado no pátio Tiradentes da própria APM, marcou a posse dos novos comandantes da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Efas), do Centro de Administração de Ensino (CAE) e do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP).
O corregedor da Justiça Militar, desembargador coronel Sócrates Edgard dos Anjos, participou do evento ao lado de juízes de Direito do Juízo Militar, servidores e colaboradores do TJMMG, bem como da defensora pública Letícia Barra Vieira, atuante na Justiça Militar. Os magistrados compuseram o dispositivo de honra ao lado de outras autoridades, como o comandante da APM, coronel Juliano José Trant de Miranda, que presidiu a solenidade.

A tenente-coronel Síria Delgado Matias, que atuou como oficial gestora operacional do GSI/TJMMG até julho deste ano, assumiu o comando da Efas em substituição ao tenente-coronel José Onézio da Costa Júnior. A nova comandante do CPP, tenente-coronel Jane de Oliveira Barreto Calixto, dará sequência aos trabalhos do tenente-coronel Paulo Alexandre Cabral. Como comandante do CAE, tomou posse o major Eduardo Leal Silva, no lugar do tenente-coronel Fernando Henrique dos Santos.
A solenidade foi marcada por momentos de tradição militar, como a entoação da Canção da Polícia Militar, a entrega do emoldurado da bandeira-insígnia aos comandantes substituídos e o desfile da tropa em continência aos novos chefes. Também houve discurso dos representantes dos comandantes substitutos e substituídos, e do comandante da APM, todos tendo como tônica a valorização das pessoas e a adaptação dos currículos dos cursos de formação e capacitação focados na atividade-fim da PMMG.
“As escolhas que foram feitas para as novas gestões das nossas escolas têm uma fundamentação técnica, mas também é fundamentada na característica individual de cada um. Esses comandantes que assumem agora têm uma característica em comum: lidar com pessoas”, disse o comandante da APM durante seu discurso, prestando homenagem aos comandantes e chefes substituídos e substitutos. “Talvez seja o ponto que mais valorizamos hoje na formação policial, saber lidar com pessoas, para que quem se forme aqui aprenda a lidar com as pessoas da forma que elas merecem”, complementou.

Texto: Nicolas Pereira
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG
