O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) esteve presente na abertura da Semana do Ministério Público 2025, realizada na quarta-feira, 10. O vice-presidente do Tribunal, desembargador James Ferreira Santos, participou da solenidade que ocorreu no Hall das Bandeiras da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). Em comemoração ao Dia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), celebrado neste 11 de setembro, o evento se estende até sexta-feira, 12, com uma programação destinada a fomentar o debate e estreitar as relações entre os integrantes da instituição.

Na solenidade de abertura, após o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do MPMG, o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, deu as boas-vindas aos participantes. Ele destacou que o novo Ministério Público é profundamente conectado com as inovações tecnológicas e dedicado à sua missão primordial de proteger os interesses da sociedade.
“Este é o compromisso que nos move, a paixão que nos guia e a esperança que nos une em busca de um amanhã mais justo e solidário”, disse, ressaltando o caráter institucional da Semana do Ministério Público e o objetivo do evento de promover trocas enriquecedoras sobre o tema abordado nesta edição, “Inteligência artificial no MPMG: futuro responsável”. “Nosso objetivo é fomentar um diálogo aberto e construtivo, ajudando-nos a navegar por este território em constante evolução”, disse.

O vice-presidente do TJMMG esteve presente na solenidade ao lado de outras autoridades, como o subcorregedor-geral do MPMG, Mário Drumond da Rocha; o corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estêvão Lucchesi de Carvalho; o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargador Vallisney de Souza Oliveira; a defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco Corrêa de Mello; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Júlio César Lorens; o procurador-chefe regional da Procuradoria da República da 6ª Região, Patrick Salgado Martins; o procurador-geral do município, Flávio Freire; o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa de Paula Castro; e a vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Luz Maria Romanelli de Castro.
Texto: Nicolas Pereira, com texto do MPMG
Edição: Esperança Barros
Foto: Eric Bezerra/MPMG
Ascom/TJMMG
