Exposição permanente do Memorial da Justiça Militar apresenta novidade

Após duas exposições temporárias que movimentaram o Memorial da Justiça Militar de Minas Gerais nos meses de outubro e novembro, o espaço reabriu sua exposição permanente, desta vez com novidades. A mostra agora exibe um exemplar original do jornal “Diário de Minas Gerais”, de 10 de novembro de 1937, contendo a publicação da Lei n. 226, que organizou o Judiciário Militar estadual.

A imagem mostra um documento antigo dentro de uma cúpula de vidro, exibido no Memorial da Justiça Militar. Ao fundo há diversas fotos em preto e branco de ex-presidentes do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais
Exposição permanente reabre com documentos de valor histórico sobre a Justiça Militar

A mostra traz ainda o acervo de processos históricos e documentais restaurados do período de 1937 a 1946, com primeiros processos, livro do rol de condenados de 1939 a 1942, e a ata da eleição do primeiro presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), Policarpo Magalhães Viotti. Os processos acompanham QR codes que dão acesso a áudios e imagens, para ampliar a conexão multimídia e expandir a experiência do visitante.

O Memorial da Justiça Militar reafirma o compromisso da instituição com a preservação de sua história e com a transparência de sua atuação, e convida o público a conhecer a trajetória de 88 anos da Justiça Militar em Minas Gerais, completados este ano. A exposição permanente pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no hall do edifício-sede do TJMMG, situado na Rua Tomaz Gonzaga, 686, bairro de Lourdes, em Belo Horizonte.

Texto: Rafaela Berigo, a partir de texto da Gestão Documental
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG

Rolar para cima