Brigadeiro Coutinho é o novo comandante do CIAAR

16/04/2012 10h05 - Atualizado em 16/04/12 10h05


O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, na última quinta-feira (12/04), a Cerimônia Militar de Passagem de Comando da Unidade, sediada em Belo Horizonte.

À frente do CIAAR desde abril de 2010, o major-brigadeiro-do-ar José Magno Resende de Araujo passa o cargo de comandante ao brigadeiro-do-ar Antonio Carlos Alves Coutinho que, antes, exercia a função de assessor do vice-diretor de Ensino da Aeronáutica, em Brasília.

A cerimônia foi presidida pelo tenente-brigadeiro-do-ar Luiz Carlos Terciotti, diretor-geral de Ensino da Aeronáutica. Em suas palavras de despedida, o major-brigadeiro Araujo exaltou a amizade e a família, e enfatizou que suas ações de comando na Unidade foram guiadas pelo espírito da justiça, da verdade e da camaradagem. Tive o privilégio de aqui conviver e contar com a colaboração de militares e civis com reconhecida capacidade profissional e com uma inabalável fé na Força Aérea Brasileira e no que ela representa para a nação, lembrou o major-brigadeiro Araujo. O ex-comandante do CIAAR desejou ainda votos de um feliz e brilhante comando a seu substituto, brigadeiro Coutinho.

O brigadeiro Coutinho tem no currículo a experiência de ter sido comandante da Base Aérea de Recife, adjunto do Adido de Defesa e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Argentina, chefe da Divisão de Relações Públicas e da Divisão de Jornalismo do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), dentre outras funções exercidas ao longo de seus 35 anos na Força Aérea Brasileira.

A história do CIAAR inicia-se em 1933, quando foi sediado, em Belo Horizonte, o 4º Regimento de Aviação do Exército Brasileiro. Nos anos seguintes, a nomenclatura foi alterada diversas vezes, como Destacamento de Base Aérea, Núcleo do Regimento de Aviação, 4º Corpo de Base Aérea e, com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, Base Aérea de Belo Horizonte.

Em 1982, foi criado o Centro de Instrução de Graduados da Aeronáutica (CIGAR), com a missão de formar a primeira turma do Quadro Feminino de Graduadas, tornando-se pioneiro na formação da mulher militar para a Aeronáutica.

Em 26 de setembro de 1983, nasceu o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, tendo como missão o planejamento, a coordenação, o controle e execução dos planos e programas de ensino relativos à adaptação militar de pessoal para a Aeronáutica.

Fonte: CIAAR