Campanhas do TRE-MG são reconhecidas no “Prêmio de Comunicação e Justiça”.

30/06/2011 11h03 - Atualizado em 30/06/11 11h03

Fonte Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Portal do CNJ

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais conquistou o 2º lugar do Prêmio de Comunicação e Justiça, na categoria endomarketing, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). A premiação foi no encerramento do VII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça – Conbrascom 2011, realizado na semana passada no Rio de Janeiro. Ao todo, foram inscritos 178 trabalhos, de assessorias de comunicação do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de Tribunais de Contas de todo o país. A campanha interna premiada foi desenvolvida em 2010 pela Assessoria de Comunicação (ASCOM/TRE-MG) para o projeto da Pesquisa de Clima Organizacional.

A campanha interna da ASCOM, desenvolvida pelos servidores da área, sensibilizou os servidores do TRE para o comprometimento com a pesquisa e consequente adesão a ela, destacando, além do aspecto formal e legal da pesquisa, a necessidade de os servidores se envolverem e se comprometerem com o processo de aprimoramento da instituição. A “Pesquisa de Clima Organizacional” constitui-se, hoje, como elemento normatizado pelo CNJ e pelo TSE, descrito no Planejamento Estratégico 2010-2014 do TRE-MG. Está configurada como um indicador de desempenho para o objetivo estratégico: “motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da Estratégia”.

A pesquisa mostrou que, além da satisfação geral (82% dos servidores estão satisfeitos em trabalhar na Justiça Eleitoral mineira) dos 253 servidores que responderam à pesquisa, 84% estão satisfeitos com a relação com o trabalho, 76% aprovaram o ambiente/condições de trabalho, 70% se sentem reconhecidos, 78% estão satisfeitos com a liderança dos chefes e 92% se identificam com os valores da Justiça Eleitoral. Na sensibilização da campanha foram utilizadas as mídias e-mail eletrônico, Jornal Mural, informativo (diário) Sintonia TRE (intranet), carta impressa e a criação da página da pesquisa de clima.

Campanha “Sujeira Não é Legal”

Já a campanha “Sujeira Não é Legal”, promovida pelo TRE-MG em 2010, ficou com o terceiro lugar na categoria “campanha de comunicação publicitária”. A campanha foi promovida pelo TRE-MG, com o apoio da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Minas Gerais. O projeto teve como principal objetivo valorizar atitudes positivas para o processo eleitoral, promovendo a civilidade entre candidatos, partidos políticos e eleitores, bem como a segurança, a tranquilidade e a redução do chamado “lixo eleitoral” nas Eleições de 2010.

A intenção da campanha foi substituir a figura de agente repressor detida pelo Tribunal – aquele que aplica multas a quem não cumpre a legislação – pela figura de agente orientador e educador, que atua preventivamente, levando a informação correta sobre as melhores condutas nas campanhas eleitorais, sem, contudo, deixar de punir eventuais infratores. Além de sensibilizar os candidatos, as peças utilizadas na campanha, como spots, banners, teatro, lixo-car, cartazes, hot site e cartilhas também despertaram nos eleitores a consciência de valorizar candidatos que defendessem interesses coletivos e fizessem uma campanha segura e civilizada. Os mais de 10 mil acessos ao hot site da campanha, no período de 08/06 a 31/10/2010, indicam a sua boa aceitação pública.

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