Dia Nacional da Defensoria Pública é comemorado no Estado de Minas Gerais

19/05/2015 17h08 - Atualizado em 19/05/15 17h08

 

Instituído pela Lei Federal Nº 10.448, de 9 de maio de 2002 o Dia Nacional da Defensoria Pública foi comemorado no Estado de Minas Gerais com uma série de eventos. 

As comemorações começaram na sexta-feira (15/05) com a VI Semana da Defensoria Pública de Minas Gerais. O evento foi aberto durante Reunião Ordinária do Conselho Superior e foi marcado pela inauguração do retrato da ex-defensora pública-geral, Andréa Abritta.

def2

Defensora-geral, Christiane Procópio; ex-DPG Andréa Abritta; membros do Conselho Superior e demais autoridades

def3

Secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos; defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard; ex-DPG, Andréa Abritta; corregedor-geral, Ricardo Sales Cordeiro; subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima; e o pai de Andréa Abritta, Evaldo Benito Garzon Leite

 

Ao abrir a sessão, a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, fez menção à referência da data do falecimento do Santo Ivo, doutor em teologia, direito, letras e filosofia e defensor dos pobres e necessitados, que marca o Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio. A DPG pontuou a comemoração dos 39 anos da Defensoria Pública mineira e fez um breve histórico da trajetória da Instituição.

Falando sobre a importância da memória histórica, a defensora-geral Christiane Procópio afirmou que “uma instituição madura e serena necessita conhecer seu passado, admirar os avanços alcançados e projetar o seu futuro”.

Christiane Procópio fez um balanço da trajetória profissional e das conquistas da gestão da ex-defensora-geral Andréa Abritta, que atualmente integra a equipe da Secretaria de Estado de Defesa Social. “Mais que todas as conquistas e avanços efetivos que a Andréa trouxe para a DPMG, o mais importante ficou plantado para as gerações futuras: a sua alegria e vontade de transformar, buscando sempre fazer a diferença para aqueles que mais precisam da Defensoria Pública: o cidadão carente”, afirmou.

def4

Declarando oficialmente aberta a Semana da Defensoria Pública, a DPG desejou uma ótima comemoração a todos os “defensores públicos que lutam diuturnamente em prol do cidadão hipossuficiente”

O subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima, que atuou na administração de Andréa Abritta desde seu primeiro mandato, ressaltou o sacrifício, amor, paixão e luta que a ex-DPG empenhou na sua gestão. Para ele, a Defensoria Pública tem sido construída com o trabalho de todos que dela fazem parte e Andréa Abritta deu uma nova projeção à Instituição e hoje, todos colhem os frutos de seu trabalho. Wagner Ramalho fez um agradecimento, como subdefensor-geral e como defensor público.

O corregedor-geral, Ricardo Sales Cordeiro, destacou a trajetória brilhante de Andréa Abritta dentro da DPMG, lembrando que cada um plantou uma semente e hoje a Instituição se mostra cada vez mais desenvolvida e forte. Ao falar sobre a abertura da Semana da Defensoria Pública, Ricardo Cordeiro lembrou que o momento é de alegria e também reflexão, “para que tenhamos sempre êxito, prestando um serviço de excelência”.

A conselheira Jeanne Pereira Barbosa destacou a combatividade e a garra de se buscar o que se quer, qualidades de Andréa Abritta, características natas de um defensor público. “Hoje, a Defensoria Pública ocupa seu devido lugar no cenário da justiça. Parabéns pela justa homenagem”, finalizou Jeanne Barbosa.

A conselheira Neusa Guilhermina Lara parabenizou Andréa Abritta e ressaltou sua qualidade de acreditar sempre. “De tudo o que você fez na DPMG, o que eu mais queria que ficasse para os colegas é a sua capacidade de acreditar. Mesmo sem dinheiro, mesmo sem defensor, nós podemos fazer alguma coisa. Temos que acreditar, fazer, lutar e conseguir”.

def5

O conselheiro Vinícius Lopes Martins afirmou que a gestão de Andréa Abritta sempre será lembrada, pois trouxe uma nova imagem para a Defensoria Pública e levantou a estima dos defensores públicos. Vinícius Martins parabenizou a defensora-geral, Christiane Procópio, pelas iniciativas em prol da Semana da Defensoria Pública que, para ele, revigora os ânimos dos defensores públicos.

O conselheiro Fernando Campelo Martelleto destacou a justa e honrosa homenagem. “O nosso reconhecimento por todas as contribuições para o desenvolvimento e engrandecimento da DPMG e também pelo empenho pessoal, garra e vontade, sempre enaltecendo e engrandecendo o nome da Defensoria Pública”.

O presidente da Adep-MG e membro do Conselho Superior, Eduardo Generoso, lembrou que a Semana da Defensoria Pública é um momento de renovar as energias e buscar mais forças para continuar na luta pelo crescimento institucional e pela defesa do assistido. Eduardo Generoso destacou que a gestão de Andréa Abritta foi marcada por dois pontos importantes: a ampla visibilidade das questões institucionais e o avanço na autonomia.

Presente na sessão, o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos, também ressaltou o trabalho da ex-DPG, Andréa Abritta. Em nome da Seds, o secretário agradeceu o Conselho Superior, que autorizou e permitiu a participação de Andréa Abritta na secretaria como assessora especial da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). Bernardo Santana expressou sua admiração pela DPMG. “Como deputado federal, acompanhei a luta da Andréa pela Defensoria e, hoje, tenho a alegria de acompanhar a luta da defensora-geral, Christiane Procópio. Desde o início dos nossos trabalhos, recebemos a Christiane sempre muito empenhada e preocupada com as questões institucionais, estruturais e orçamentárias e, guerreira que é, conseguiu logo no início do ano, garantir as inclusões no orçamento para permitir o exercício das atividades da Defensoria”, afirmou o secretário. Santana parabenizou os defensores públicos. “Viemos aplaudir a cada um de vocês que, com muita coragem, determinação e, sobretudo com muito amor, batalham diariamente para atender o cidadão carente”.

O presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz cel. PM Sócrates Edgard dos Anjos, agradeceu a DPMG pelas parcerias, enalteceu o trabalho de Andréa Abritta e a Instituição, que “ainda jovem, vem escrevendo com brilho as páginas de sua história”.

def6

A ex-DPG, Andréa Abritta, declarou que “mais importante do que receber uma homenagem é merecê-la” e creditou-a a toda equipe e defensores públicos. “Essa homenagem histórica é para toda a DPMG. Quando o retrato do ex-defensor-geral vai para a parede deixa ali marcado para sempre o momento histórico da Instituição e representa toda a sua equipe, o Conselho que ele presidiu, os defensores e os servidores que trabalharam com ele, àquela época. Quando ingressei na carreira, em 1994, jamais poderia imaginar que um dia eu tivesse a honra de merecer esta homenagem e integrar a galeria de retratos dos ex-defensores-gerais. Essa é a minha casa, é a minha instituição. Onde eu vou, carrego a honra de ser defensora pública”.

A solenidade contou também com as presenças do subsecretário de Administração Prisional, Antônio de Padova Marchi Júnior; do chefe de gabinete do deputado estadual Leo Portela, Thiago Miller Miranda Lima Batista; do capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, José do Carmo Barbosa; da ex-defensora pública geral de Minas Gerais, Marlene de Oliveira Nery, a quem todos os conselheiros e autoridades saudaram ao fazer uso da palavra; dos familiares da ex-DPG, Andréa Abritta, Evaldo Benito Garzon Leite, Anna Lúcia Abritta Garzon Leite, Vinícius e Isadora; além de defensores públicos e servidores da Casa.

def7

Secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos; defensora-geral, Christiane Procópio; ex-DPG, Andréa Abritta; e o subsecretário de Administração Prisional, Antônio de Padova Marchi Júnior

def8

Defensora-geral, Christiane Procópio; e as ex-DPGs, Andréa Abritta e Marlene de Oliveira Nery

def9

Defensora-geral, Christiane Procópio; ex-DPG, Andréa Abritta; subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima; assessores da Defensoria-Geral; coordenadores e defensores públicos]*

ASCOM/TJMMG – com as informações publicadas em https://www.defensoria.mg.gov.br/abertura-da-semana-da-defensoria-publica-2015-historia-e-homenagem/