Dirigentes do TRE que irão conduzir as eleições tomam posse

10/07/2012 12h08 - Atualizado em 10/07/12 12h08

120709 mesa posse cruvinel

Tomaram posse, na tarde de ontem, 9 de julho, os desembargadores Antônio Carlos Cruvinel e Wander Paulo Marotta Moreira, nos cargos, respectivamente, de presidente e vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

A solenidade de posse foi realizada no Auditório Ministro Carlos Fulgêncio da Cunha Peixoto (Auditório do Anexo I) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte. Os novos dirigentes conduzirão as eleições municipais deste ano, em Minas Gerais.

O novo presidente passou a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador José Altivo Brandão Teixeira, cujo biênio no TRE-MG encerrou-se dia 9 de julho. O desembargador Brandão Teixeira passará a se dedicar exclusivamente ao TJMG.
O desembargador Antônio Carlos Cruvinel, que desde fevereiro exercia o cargo de vice-presidente/corregedor da Corte Eleitoral mineira, nasceu em Sacramento (Triângulo Mineiro), em 18 de dezembro de 1947. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Franca/SP, em 1972, e ingressou na magistratura em 1977, tendo sido juiz de Direito e Eleitoral nas comarcas de Prata e Itabirito e juiz de Direito e diretor do Foro em Divinópolis. Foi o juiz diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte nas eleições de 1992, ano em que passou a integrar o Tribunal de Alçada de Minas Gerais. É desembargador do TJMG desde dezembro de 2001. Advogou para a Fazenda Pública do Estado de Minas Gerais e atuou como professor em diversas faculdades e escolas do Estado.

Já o desembargador Wander Paulo Marotta Moreira, mineiro de Dores do Turvo, atua desde agosto de 2010 no TRE-MG, como substituto na classe dos desembargadores. Integrou o TRE-MG na classe dos juízes de Direito na década de 90 e é desembargador do TJMG desde 2002, além de auditor do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Foi diretor da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), além de membro da Comissão Supervisora do Juizado Especial no Estado.

Ao encerrar seu biênio à frente da presidência do TRE mineiro, o desembargador Brandão Teixeira destacou em seu discurso os principais feitos que marcaram sua gestão e agradeceu magistrados, Ministério Público Eleitoral, advogados e servidores.

Os novos dirigentes da Justiça Eleitoral mineira foram saudados, na solenidade, pelo juiz de Direito Maurício Ferreira Pinto, que falou em nome da Corte Eleitoral; pelo procurador regional eleitoral Eduardo Morato Fonseca, em nome do Ministério Público Eleitoral; e pelo presidente da OAB-MG, Luis Cláudio da Silva Chaves, que fez uma defesa do voto consciente para essas eleições. Os oradores destacaram os êxitos da gestão do desembargador Brandão Teixeira e também a trajetória dos desembargadores que tomavam posse.

Em seu discurso, o desembargador Antônio Carlos Cruvinel elencou suas metas principais: a aproximação crescente com as zonas eleitorais e com os segmentos que compõem a instituição, “sem a qual não há como a Justiça Eleitoral continuar a trilhar sua trajetória de êxitos”; o alinhamento às diretrizes do TSE, “que tem no processo judicial eletrônico um marco na história da Justiça Eleitoral”; apoio à campanha “Sujeira não é legal”, do TRE-MG; e às reivindicações dos servidores da Justiça Eleitoral por uma política salarial que recomponha as perdas dos últimos anos.

No que se refere à aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições, o desembargador Cruvinel afirmou que “só isso não basta, pois o eleitor deve buscar o voto limpo, eleger aqueles que respeitam a legislação, que não tentam comprar seu voto, nem sujam as cidades, desrespeitando normas da legislação”.

O desembargador Cruvinel foi ainda agraciado com uma placa de homenagem da OAB de Sacramento, sua terra natal.
Dentre as autoridades presentes ao evento e que compuseram a mesa, estiveram o governador do Estado, Antonio Anastasia; o vice-governador Alberto Pinto Coelho; o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Dinis Pinheiro; o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o presidente da OAB-MG, Luis Cláudio da Silva Chaves; e o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, além dos empossandos e do presidente que se despedia. Também estiveram presentes o juiz Carlos Henrique Braga, representando a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino.

 

 

10/07/2012

 

 

Ascom – TJMMG