Exposição Centenário do Palácio

22/03/2012 17h19 - Atualizado em 22/03/12 17h19
A exposição Centenário do Palácio da Justiça Rodrigues Campos está no Fórum Lafayette e pode ser visitada até 30 de março. A mostra é uma realização da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e está montada na Galeria de Arte do Fórum Lafayette que fica no hall de entrada da avenida Augusto de Lima. O Centenário do Palácio da Justiça foi comemorado no dia 16 de janeiro. A exposição já passou pelo do anexo II do TJMG e depois do Fórum seguirá para o prédio da Raja Gabaglia onde ficará de 02 a 27 de abril. 
A exposição apresenta uma maquete do edifício, cópia dos documentos referentes ao término da construção do Palácio da Justiça, e fotografias do desembargador Francisco de Castro Rodrigues Campos e do coronel Júlio Pinto, patrono e construtor, respectivamente, do Palácio. 
Documentário 
No local, o visitante poderá assistir ao documentário produzido pelo Programa Bem Cultural, da Rede Minas, sobre o Palácio da Justiça Rodrigues Campos, sede do Poder Judiciário Estadual. 
A série “Palácios” mostra outros importantes marcos arquitetônicos da Capital mineira: no campo artístico, destaca-se o Palácio das Artes; no religioso, o Palácio Arquiepiscopal Cristo Rei. O Executivo é representado pelos Palácios da Liberdade e Tiradentes. 
Na área esportiva, o Mineirão é apresentado como Palácio dos Esportes. Os depoimentos do documentário foram do ex-presidente do TJMG, desembargador Lúcio Urbano, que falou da história do Judiciário Mineiro, e do ex diretor-geral, professor Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, que descreveu os detalhes arquitetônicos do prédio, suas salas de funcionamento e o mobiliário. 
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – TJMG 
Fórum Lafayette