PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR RECEBE A MAIS IMPORTANTE CONDECORAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARBACENA

26/08/2015 19h20 - Atualizado em 26/08/15 19h20

 img 2 890 26082015 540 

 


Por decisão do Poder Legislativo da cidade da Barbacena-MG, o Juiz Cel PM Sócrates Edgard dos Anjos, Presidente do Tribunal de Justiça Militar, foi homenageado no dia  21 de agosto/15 (sex.) com a Medalha Sobral Pinto. 

Informações disponíveis em www.camarabarbacena.mg.gov.br , reproduzido abaixo, na íntegra:

 

A criação da Comenda

A Medalha “SOBRAL PINTO” foi instituída pelas Leis de número 1955 de 26/03/84 e número 3427 de 24/07/97 do Município de Barbacena, Estado de Minas Gerais, sob a inspiração de intelectuais e instituições brasileiras, com apoio, incentivo e consentimento expressos do saudoso brasileiro, mineiro e barbacenense, Professor Doutor Heráclito Fontoura Sobral Pinto, patrono dos Direitos Humanos no Brasil para galardoar cidadão que haja efetivamente se destacado na Defesa dos Direitos Humanos e das Liberdades Democráticas. Tem sido desde a sua criação conferida à pouquíssimas personalidades de Destaque Nacional.

O seu primeiro Comendador foi o saudoso Governador de Minas Gerais, Doutor Tancredo de Almeida Neves, posteriormente eleito Presidente da República Federativa do Brasil. O Doutor Tancredo de Almeida Neves foi condecorado pessoalmente pelo próprio Doutor Sobral Pinto, numa cerimônia memorável, ocorrida em 1984, no local oficial próprio para a solenidade, que é o Palácio da Revolução Liberal, Sede da Câmara Municipal de Barbacena, um belíssimo prédio histórico construído no século XVIII e localizado na praça principal de Barbacena. (foto:Tancredo Neves e Sobral Pinto)


O patrono da Comenda

patrono-da-comenda-sobral

 

Barbacenense, Heráclito Fontoura Sobral Pinto, faleceu aos 98 anos de idade, sendo à época, o mais antigo advogado e defensor dos direitos humanos no Brasil. Seus ideais democráticos, humanísticos e de liberdade, inspiraram o povo de sua terra natal que, através de seus representantes no Legislativo Municipal, reverencia a memória do grande mestre instituindo a Medalha Sobral Pinto. É, sem dúvida, a forma mais respeitosa de se perpetuar a história do cidadão Barbacenense que jamais se curvou diante dos poderosos, assumindo sempre postura íntegra na defesa dos Direitos Humanos. “De tal modo amo a verdade que, para proclamá-la, não receio enfrentar desafios”, essa frase exprime a essência da existência de Sobral Pinto.

 


[HERÁLDICA DA] COMENDA SOBRAL PINTO
comenda-sobral-pinto

A Comenda é constituída por uma medalha e o seu diploma representativo. Sob o aspecto físico, a Medalha “Sobral Pinto” é lavrada em prata de lei 950, trabalhada em alto relevo, para aproximadamente 155 gramas é sustentada por uma fita de gorgorão e azul branca. No verso contém as Armas do Município de Barbacena, onde se destaca ao centro o braço direito do Patrono Cívico da Nação Brasileira e Protomártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. No seu anverso contém a efígie em perfil do Doutor Sobral Pino e a inscrição Medalha Sobral Pinto.”

 

ASCOM/TJMMG