(OAB-MG/JF) Simpósio de Direito Penal e Filosofia chega ao fim com grande sucesso

01/09/2014 17h25 - Atualizado em 01/09/14 17h25

oab-jf

Foto: Mozaico / Reprodução OAB-MG/JF 

 

Fonte: Reprodução do Portal da OAB-MG Subseção Juiz de Fora

 

Na tarde da quarta-feira, 27, chegamos ao último dia do ciclo de palestras do Simpósio de Direito Penal e Filosofia, na sede da OAB Subseção Juiz de Fora, com organização da Comissão de Estudantes OAB/JF, da Comissão do Estagiário e de Assuntos Estudantis OAB/MG e em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. A abertura da tarde de trabalhos foi feita pelo presidente da OAB Subseção Juiz de Fora, Dr. Denílson Clozato Alves, que foi acompanhado à mesa pelo Coordenador da Comissão de Estudantes da OAB/JF, Dr. Matheus Perpétuo. A tarde começou com a palestra do Juiz Cel. PM Rúbio Paulino Coelho, Juiz Militar do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, que fez uma demonstração geral do papel da Justiça Militar Estadual. Em seguida, falou o Juiz de Direito Substituto do Juízo Militar, André de Mourão Motta, que encantou a plateia com seu depoimento.

Na sequência do ciclo de palestras tivemos nova mesa, que foi presidida pelo Conselheiro Subseccional, Dr. Michel Bechara Júnior, para a abertura da palestra do Dr. Andityas Soares de Moura Costa, que falou sobre o tema “Política, polícia e violência: uma leitura crítica”, que antecedeu a palestra mais esperada do dia. Novamente compôs-se uma mesa com a presença do Conselheiro Subseccional, Dr. Michel Bechara Júnior, do delegado da Caixa de Assistência dos Advogados, Dr. Henrique Soares de Siqueira, do Coordenador da Comissão do Estagiário e de Assuntos Estudantis OAB/MG, Dr. Lucas Sampaio e do Coordenador da Comissão de Estudantes da OAB/JF, Dr. Matheus Perpétuo que abriram os trabalhos.

“A construção do Brasil: da Independência à República e seus novos desafios” com o jornalista Laurentino Gomes foi o encerramento em grande estilo do Simpósio. Ele tornou-se famoso como escritor graças à sua autoria do best-seller 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, livro que narra a chegada da corte portuguesa ao Brasil. Em 2008, o livro recebeu o prêmio de melhor ensaio da Academia Brasileira de Letras e da 53ª edição do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de “livro do ano” da categoria de não-ficção. Em 2008, a Revista Época elegeu Laurentino uma das 100 pessoas mais influentes do ano, pelo mérito de conseguir vender mais de meio milhão de exemplares de livro de história do Brasil.

Ao final foram sorteados, entre os presentes, livros do autor que foram autografados. O Simpósio de Direito Penal e Filosofia chegou ao fim, movimentando o auditório da sede da OAB Subseção Juiz de Fora por 3 dias, sempre com a casa cheia e grande participação de advogados e estudantes.