Presidente do TJMMG participa de formatura de Bombeiros

02/08/2021 15h25 - Atualizado em 02/08/21 15h25

WhatsApp Image 2021 08 02 at 08.41.45

O presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, desembargador Fernando Armando Ribeiro, participou neste sábado (31/7), da cerimônia de formatura dos 505 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Na formatura também estavam presentes o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Edgard Estevo da Silva, e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e paraninfo da turma, desembargador Gilson Soares Lemes.

Por causa da pandemia da Covid-19, a cerimônia foi restrita aos formandos, autoridades e poucos convidados, e foi transmitida ao vivo, por meio do canal do CBMMG, na plataforma YouTube.

O paraninfo da turma, desembargador Gilson Lemes, realizou seu discurso relembrando a tragédia de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, quando o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais chamou a atenção do mundo com centenas de soldados trabalhando dia e noite durante meses, no resgate dos corpos das vítimas. Ainda, lembrou que “ser bombeiro é um sonho acalentado por muitos meninos e meninas, que enxergam nesses profissionais verdadeiros heróis de carne e osso”.

O curso de formação concluído pelos novos bombeiros apresentou mais de 1.400 horas/aula pelo qual passaram os formandos, agora qualificados com conhecimentos práticos e teóricos, bem como as mais modernas técnicas de salvamento. “A capacitação visou moldá-los dentro dos mais caros princípios éticos e dos dois grandes pilares que sustentam as organizações militares – a disciplina e a hierarquia. Uma formação que se pretendeu também humanista, e que contou com importantes ações de responsabilidade social, com campanhas de doação de sangue, de cestas básicas e de roupas”, salientou o paraninfo da turma.

Também estiveram presentes na solenidade de formatura o Capitão dos Portos de Minas Gerais, capitão de Mar e Guerra, Washington Barros;  o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva; o coronel Marcos Vander Ramos, representante do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Souza Rodrigues; a diretora de Logística e Finanças do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Daniela Rocha da Costa; o coronel BM Veterano, Lucionei Rômulo da Costa, ex-comandante da Academia de Bombeiros Militar; e a diretora da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, delegada Cinara Maria Moreira Liberal.

Secom/ TJMMG