Programa Via Justiça completa 10 anos com novo visual e discute a eutanásia

25/05/2012 17h09 - Atualizado em 25/05/12 17h09


O Via Justiça, um dos programas de TV da Amagis, produzido em parceria com a TV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, terá seu visual renovado a partir desta semana. Nesta sexta-feira, 25 de maio, o programa, que está comemorando 10 anos neste mês, já irá ao ar com novo cenário, criado com inspiração em aspectos da arquitetura da capital mineira, que empresta ares mais modernos ao local, onde são discutidos os principais temas em voga no Brasil e no mundo, pelo viés jurídico, sempre com as avaliações criteriosas da magistratura mineira.

Além do novo cenário, o Via Justiça também terá nova vinheta de abertura e uma programação visual diferente. A ideia central, contudo, continua a mesma: ser uma via de diálogo entre o mundo jurídico e a população, levando a esta informações sobre seus direitos e deveres.

O Via Justiça com novo visual estreia nesta sexta-feira, dia 25, às 23h, na TV Assembleia, debatendo os aspectos jurídicos e éticos da eutanásia, a prática de abreviar a vida de um doente incurável de maneira controlada e assistida por um especialista. Falarão sobre o tema o juiz Sérgio Abdalla Semião, professor de biodireito e autor de diversas obras sobre o assunto, e a advogada Priscila Trigo, presidente da Comissão de Bioética da subseção de Contagem da OAB-MG.

A palavra eutanásia vem do grego: o prefixo “eu” significa bom e “tanásia” deriva de thanatos, que significa morte. Seria, então, uma boa morte, uma morte digna, sem dor. Mas o tema é controverso, e os opositores da eutanásia questionam se um indivíduo tem o direito de antecipar a morte de outro, mesmo com seu consentimento.

O Via Justiça analisa como o Direito brasileiro se posiciona em relação à eutanásia e como a prática está regulamentada em outros países. Os convidados discutem as definições e características da eutanásia ativa e passiva e do suicídio assistido. Analisam, ainda, a ortotanásia (morte natural, sem métodos extraordinários de suporte à vida de pacientes irrecuperáveis) e a distanásia (prática pela qual se prorroga, através de meios artificiais, a vida de um enfermo incurável).

A TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 da TV a cabo em Belo Horizonte. Para o interior do Estado, verifique a sintonia no site www.almg.gov.br.

Reprise:

sábado, 26 de maio, às 16h30,

domingo, 27 de maio, às 22h30, e

segunda-feira, dia 28 de maio, às 8h30.

25/05/2012

Ascom – TJMMG