Tecnologia virtual desenvolvida pelo TRF4 une Instituições

02/09/2011 14h49 - Atualizado em 02/09/11 14h49
sei_0011.jpg

 

 

Encerrou-se hoje (2/9) o treinamento sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) oferecido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) aos 13 instituições que assinaram convênio de cooperação técnica com a corte para utilizarem o SEI.


O curso, que durou dois dias, reuniu servidores responsáveis pela implantação do sistema nos órgãos. Conforme a diretora da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento, Patrícia Garcia, o encontro proporcionou não só que fosse explicado o funcionamento do SEI, mas, fundamentalmente, construiu um relacionamento entre as instituições, que puderam trocar experiências e construir uma base de conhecimento conjunta.


“Estão todos motivados e voltados para a modernização das atividades e economia dos recursos públicos”, declarou Patrícia. Como uma das criadoras do SEI, a diretora vê o com entusiasmo a possibilidade que o sistema tem de produzir administrações menos onerosas aos cofres públicos.


Segundo o diretor de Administração e Recursos Humanos do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), Vandir dos Santos Ribeiro Pontes, a implantação do SEI gerará muitos efeitos positivos, sendo os principais a agilização da tramitação dos processos e a segurança.


A opinião é compartilhada pelo assessor do Núcleo de Controle Interno do TJMRS, Marcos Vinícius Oliveira Minuzzo, para quem a utilização do SEI, depois de vencer a barreira cultural de resistência à mudança, otimizará o serviço administrativo e acabará com a duplicidade de documentos. “Atualmente, acontecem situações como o envio de um único documento por e-mail, fax e correspondência, algo que acabará com a implantação do sistema eletrônico”, contou Minuzzo com uma dose de humor. “As pessoas se sentem mais seguras tocando no papel, mas isso tem que ser mudado”, concluiu.


Para a chefe de administração da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves (RS), Flávia Luzia Basso, um dos aspectos importantes do SEI é que torna possível a organização da informação e permite guardar um histórico facilmente acessível das decisões administrativas. “Vamos iniciar a utilização com um projeto piloto no setor de compras neste mês e ir ampliando para todos os setores”, falou ela. Ela também considera o sistema de fácil aplicação. “Ele é auto-explicativo”, definiu.

 

 O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais está dentre as Instituições que assinaram o convênio de cooperação técnica para implantação do SEI na Justiça Militar de Minas Gerais.

 

 

Fonte: Ascom TRF4