TJMG – Italianos visitam Apac de Santa Luzia

13/02/2012 11h36 - Atualizado em 13/02/12 11h36
O presidente da AVSI nos Estados Unidos, Ezio Castelli, e os diretores da AVSI Itália, Maria Teresa Gatti e Giorgio Capitanio, estiveram hoje, 10 de fevereiro, na Apac de Santa Luzia, acompanhados do coordenador do Programa Novos Rumos, desembargador Joaquim Alves de Andrade e do coordenador executivo, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. 

Estiveram também presentes à visita, o diretor da AVSI em Minas Gerais, Gianfranco Commodaro e o gerente de Projetos da AVSI em Minas, Jacobo Sabatiello, o gerente de Projetos do Instituto Minas Pela Paz (IMPP), Eneas Melo, e a vice-presidente da Apac de Santa Luzia, Lauriene Ayres de Queiroz Abritta. 

Ezio Castelli agradeceu a oportunidade e disse estar impressionado com o trabalho realizado nas Apacs. Para ele, é fundamental conhecer de perto o movimento das Apacs que está dando um grande impacto no Brasil e no mundo. 

O presidente da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira, explicou que, nos EUA, o método Apac é parcialmente aplicado em alguns presídios. “Lá, o método recebe o nome de Inner Change Freedom, que significa liberdade para mudança interior, e tem tido grande aceitação por parte dos atores sociais envolvidos com a questão carcerária.” 

Valdeci Ferreira ressaltou ainda que a FBAC vai se fortalecendo com as parcerias: “Primeiro, começamos com o TJMG, depois a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), depois o Ministério Público, o Instituto Marista de Solidariedade, juntando-se a seguir o IMPP e por último a AVSI.” 

O desembargador Joaquim Alves de Andrade saudou o presidente da AVSI e destacou a importância das parcerias. “A AVSI está desenvolvendo nas Apacs a capacitação do corpo técnico, por meio de cursos, seminários e dinâmicas. No final do ano, fizeram um curso em que cada participante teve de preparar um planejamento estratégico, algo bem prático, de acordo com a realidade de cada Apac onde os gerentes atuam. Agora, em abril, será realizado um curso para secretários das Apacs sobre indicadores sociais”, destacou o desembargador.

O juiz Luis Carlos Rezende e Santos acompanhou a visita e ressaltou que o reconhecimento de instituições internacionais ao trabalho desenvolvido pelo Programa Novos Rumos, especialmente na questão das Apacs, renova a responsabilidade de se aperfeiçoar permanentemente a metodologia. 

Fonte: Ascom – TJMG – Unidade Goiás 
ascom@tjmg.jus.br