TV mostra realidade de mulheres presas

28/03/2012 17h12 - Atualizado em 28/03/12 17h12
O leve sotaque revela sua origem estrangeira. Ela vem de um país onde a língua pátria é o espanhol. Mãe de seis filhos e com algumas histórias para contar. Apesar das características que a diferenciam das outras mulheres com quem divide espaço, juntas elas integram um contingente que não para de crescer: o número de mulheres presas. Se em 2000 eram 10 mil presas no Brasil, uma década depois o número chegou a mais de 36 mil. Para discutir essa situação, o programa Justiça em Questão preparou uma edição sobre o tema mulheres presas, que estreou no último sábado, 24 de março. 
 
Mesmo atrás de grades e muros altos, elas não perdem o capricho, a sutileza e a precisão em trabalhos delicados. Você vai conhecer o artesanato produzido pelas detentas de um presídio feminino em Belo Horizonte e a opinião das que aproveitam essa oportunidade. 
 
Uma condenação judicial, seguida do cumprimento de pena, não pode impedir a gestação e o contato entre mãe e filho. A equipe de reportagem visitou outra unidade prisional que mantém um setor dedicado a essas mulheres. Saiba como é o convívio temporário entre essas mães e os recém-nascidos e o que a lei prevê para esses casos. 
 
O JQ também faz um balanço sobre as políticas dedicadas às mulheres presas, além de mostrar exemplos de programas sociais voltados à reintegração delas ao convívio social, tão logo cumpram a pena. 
 
Em estúdio, o desembargador Herbert Carneiro, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), contribui para ampliar a discussão sobre a temática dessa edição. 
 
Confira a grade de exibição do programa: 
 
TV Comunitária 
 
6 (NET) ou 13 (OiTV) 
Estreia: sábado, 13h 
Reapresentações: 
segunda-feira, 18h30 
quarta-feira, 21h30 
quinta-feira, 21h 

TV Horizonte 
 
22 (NET) ou 19 (UHF) 
Estreia: sábado, 13h30 
Reapresentações: 
quarta-feira, 3h15 
sexta-feira, 11h 

TV Justiça 
 
7 (NET) ou 6 (OiTV) 
Estreia: domingo, 16h30 
Reapresentações: 
segunda-feira, 7h 
quinta-feira, 10h 

28/03/2012
Fonte: TJMG