Campanha Um Plano de Todos mostra trabalho de aperfeiçoamento da gestão orçamentária

26/12/2023 12h19 - Atualizado em 26/12/23 14h10

Um dos macrodesafios estipulados ao Poder Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é o aperfeiçoamento da gestão orçamentária, e não por acaso este é um dos pilares do Plano Estratégico do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais para o sexênio 2021-2026. Esse é o assunto abordado no terceiro vídeo da campanha Um Plano de Todos, iniciativa do Escritório de Projetos do TJMMG, com realização da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), que visa mostrar o alcance dos objetivos estratégicos por meio de depoimentos de magistrados, servidores ou colaboradores que tenham cooperado com esse processo.

O diretor executivo de Finanças, Luiz Gustavo Cyrino Viana, explica que dentre as atividades desenvolvidas pelo setor está a realização mensal de acompanhamento da execução orçamentária, um desdobramento da governança orçamentária implementada no TJMMG com foco na qualidade do gasto. Com as reuniões é possível sugerir à alta direção do Tribunal remanejamentos orçamentários internos entre áreas demandantes, ou mesmo o encaminhamento de Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a abertura de créditos adicionais.

Tais iniciativas permitem ao Tribunal manter execução orçamentária com índices em nível de excelência anualmente. Os bons resultados, segundo o diretor, revelam “a total aderência entre o planejamento orçamentário realizado, que é materializado pela Lei Orçamentária Anual, e a sua efetiva execução”.

Macrodesafios – O Plano Estratégico para o sexênio 2021-2026 abrange as políticas voltadas para a concretização da Estratégia Nacional, alinhado aos temas contidos nos macrodesafios descritos na Resolução 325/2020 do CNJ e desdobrados em objetivos estratégicos institucionais.

São aplicáveis à Justiça Militar mineira 10 macrodesafios, sendo eles a garantia dos direitos fundamentais; fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a sociedade; agilidade e produtividade na prestação jurisdicional; enfrentamento à corrupção e à improbidade administrativa; promoção da Sustentabilidade; aperfeiçoamento da gestão da Justiça Criminal; da gestão administrativa e da governança Judiciária; da gestão de pessoas; da gestão orçamentária e financeira, e o fortalecimento da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Proteção de Dados.

Assista ao terceiro vídeo da campanha Um Plano de Todos, com acessibilidade, aqui.

Texto: Esperança Barros
Ascom/TJMMG