Um Plano de Todos explica iniciativa que garante agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

28/12/2023 16h04 - Atualizado em 09/01/24 16h10

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) tem como missão garantir a prestação jurisdicional efetiva no âmbito de sua competência, e isso inclui ter agilidade e produtividade no serviço que presta à sociedade. Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional também dão o norte de um dos macrodesafios propostos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e este é o tema do quarto vídeo da campanha Um Plano de Todos, iniciativa do Escritório de Projetos do TJMMG, com realização da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), que visa mostrar o alcance dos objetivos estratégicos por meio de depoimentos de magistrados, servidores ou colaboradores que tenham cooperado com esse processo.

Izabela Magalhães de Pinho Tavares Leite é gerente de secretaria da 1ª Auditoria da Justiça Militar Estadual (1ª AJME), cujo titular é o juiz Marcelo Adriano Menacho dos Anjos. No vídeo, ela explica que são realizadas reuniões periódicas para acompanhamento das metas nacionais instituídas pelo CNJ unindo todos os gerentes de secretaria das auditorias, representantes da alta gestão do Tribunal, da Corregedoria e do Escritório de Projetos. Durante essas reuniões é feito o levantamento de todos os processos incluídos na meta, e verificados o percentual de cumprimento mensal estipulado.

“Assim é possível identificar os processos mais complexos, que necessitam de um acompanhamento mais de perto quanto aos prazos. E isso tem contribuído para uma melhoria da nossa prestação jurisdicional”, detalha a gerente.

Macrodesafios – O Plano Estratégico do TJMMG para o sexênio 2021-2026 abrange as políticas voltadas para a concretização da Estratégia Nacional, alinhado aos temas contidos nos macrodesafios descritos na Resolução 325/2020 do CNJ e desdobrados em objetivos estratégicos institucionais.

São aplicáveis à Justiça Militar mineira dez macrodesafios, sendo eles a garantia dos direitos fundamentais; fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a sociedade; agilidade e produtividade na prestação jurisdicional; enfrentamento à corrupção e à improbidade administrativa; promoção da Sustentabilidade; aperfeiçoamento da gestão da Justiça Criminal; da gestão administrativa e da governança Judiciária; da gestão de pessoas; da gestão orçamentária e financeira, e o fortalecimento da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Proteção de Dados.

Assista ao quarto vídeo da campanha Um Plano de Todos, com acessibilidade, aqui.

Texto: Esperança Barros
Ascom/TJMMG