Corregedoria da Polícia Militar presta homenagem a corregedor da Justiça Militar

15/12/2022 16h54 - Atualizado em 15/12/22 17h19

O corregedor da Justiça Militar do Estado de Minas Gerais , desembargador Cel Sócrates Edgard dos Anjos, foi homenageado durante solenidade em celebração pelo 22° aniversário da Corregedoria da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, realizada nesta quinta-feira, 15, na Academia de Polícia Militar. Ele foi uma das personalidades agraciadas com uma moeda comemorativa concedida a amigos e colaboradores da CPM reconhecidas por, durante o ano de 2022, terem se mantido dispostos a contribuir para que a corregedoria pudesse prestar à sociedade mineira um serviço de excelência.

Durante a cerimônia, o desembargador fez a entrega, ao lado corregedora da PMMG, Cel PM Silma Regina Gomes da Rocha Oliveira, de uma moeda comemorativa da CPM a cinco chefes de corregedorias. A moeda é um reconhecimento pela disciplina e o senso do dever cumprido na contribuição pelo fortalecimento e engrandecimento da CPM. Receberam a homenagem o Ten Cel Lucas Mateus de Souza Emídio, chefe da CPM 5; o Ten Cel Anderson Bima Celante, chefe da CPM 3; o Ten Cel Anderson Rodrigues Soares, chefe da CPM 1; Maj Antônio Coelho Fernandes, chefe da CPM 4; e o Maj Gustavo Costa Ferreira, representando o chefe da CPM2.

Uma moeda comemorativa também foi entregue a servidores considerados destaques profissionais da corregedoria em 2022, assim como a Medalha de Mérito Militar, que premiou 16 militares em reconhecimento aos bons e leais serviços que prestaram ao longo da carreira.

Histórico – A corregedoria da PMMG foi definitivamente criada pelo Decreto Estadual nº 41.478, de 2000, com a função principal de planejar, coordenar, executar, fiscalizar e controlar as atividades de polícia judiciária militar, e dos processos administrativo disciplinares referentes a atos e fatos envolvendo a participação de militares integrantes da PMMG. A criação da corregedoria deveu-se não só às demandas correicionais de segurança pública do estado, mas, sobretudo, à necessidade de atender aos anseios da sociedade mineira. Assim, no rol dos seus objetivos está a busca constante pelo aprimoramento da arte de comandar, orientar, prevenir desvios e elaborar processos de qualidade, sempre em observância aos postulados da ampla defesa e do contraditório.

Durante a sua trajetória, a CPM vem buscando a constante preservação da saúde ética, moral e disciplinar da corporação, sob o lema de bem servir à lei, à ordem, à justiça, à ética, à moral, à transparência e à imparcialidade. Para isso, está envolvida em um constante processo de modernização e avanços significativos nas áreas do aprimoramento profissional, na otimização dos recursos humanos e materiais, e melhorias significativas na operacionalidade dos meios.

Texto: Edição Secom/TJMMG, com texto da PMMG