Corregedoria promove correição ordinária parcial na 1ª JME e na Central de Distribuição por 30 dias

07/03/2023 17h01 - Atualizado em 07/03/23 17h01

Na tarde de segunda-feira, 6, foi realizada uma audiência pública presencial para a instalação da Correição Ordinária Parcial dos serviços judiciários da Primeira Auditoria da Justiça Militar (1ª AJME), bem como da Central de Distribuição. Comandada pelo desembargador Sócrates Edgard dos Anjos, corregedor da Justiça Militar de Minas Gerais, a instalação foi realizada na sala de audiências da 1ª AJME para receber denúncias, reclamações ou sugestões a respeito da execução dos serviços judiciários em geral da referida Auditoria e Central.

A Correição Ordinária Parcial consiste na fiscalização, realizada pela Corregedoria da Justiça Militar Estadual, no âmbito dos serviços do Foro Judicial, da Polícia Judiciária e dos estabelecimentos que recolham presos da Justiça Militar de Minas Gerais, no intuito de certificar sua regularidade e conhecer de denúncia, reclamação ou sugestão apresentada, nos termos do Provimento nº 06/2020 da Corregedoria.

Na abertura, o Corregedor saudou os servidores presentes e destacou a importância dos trabalhos de correição, bem como a manutenção da excelência na qualidade dos serviços prestados pelo órgão. “Gostaria de dar boas-vindas a todos. A nossa equipe tem um espírito colaborativo e a nossa ideia é contribuir e ajudar”, iniciou o corregedor.

A previsão é de que a Correição Ordinária Parcial tenha 30 dias corridos de duração, podendo ser prorrogada por mais cinco dias úteis. Os Formulários de Fiscalização e Reclamação/Denúncia encontram-se à disposição nos balcões de todas as unidades judiciárias, bem como na Corregedoria, para eventuais registros.

“Hoje o sistema está mais fácil porque há um questionário a preencher para fazer os processos. A metodologia foi adotada para facilitar, mas não impede que a equipe receba sugestões”, comentou o corregedor. “A ideia é ajudar a corrigir possíveis desvios da melhor forma possível”, completou.

O desembargador Sócrates também ressaltou o trabalho desenvolvido pela 1ª AJME, que tem à frente o juiz titular Marcelo Adriano Menacho dos Anjos, magistrado que sempre se mostra solícito para ouvir a opinião de todos. “Nós estamos bem impressionados com os resultados da Auditoria. É importante ressaltar a importância de cada um nas premiações que recebemos no Conselho Nacional de Justiça, levando a Justiça Militar de Minas Gerais a um patamar de excelência”, destacou.

O juiz titular da 1ª AJME ressaltou a importância das correições nas auditorias para atingir os objetivos comuns da equipe para com a população. Além dele, estiveram presentes à audiência pública, também, servidores da referida Auditoria, da Central de Distribuição e da Corregedoria.

Texto: Natália Oliveira, com informações da Corregedoria da Justiça Militar de Minas Gerais
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG