Desembargador é homenageado durante solenidade pelos 43 anos da Rotam em Minas Gerais

05/02/2024 18h15 - Atualizado em 05/02/24 18h15

Uma solenidade comemorativa no domingo, 4, marcou os 43 anos do primeiro lançamento das Rondas Táticas Metropolitanas em Belo Horizonte, e contou com a presença do desembargador cel. James Ferreira Santos entre os convidados. O atual diretor da Escola Judicial Militar (EJM) foi homenageado como um dos ex-comandantes da Rotam, e na oportunidade representou também o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), desembargador cel. Rúbio Paulino Coelho, o primeiro oficial Rotam quando da criação do batalhão, em 4 de fevereiro de 1981.

“Essa data é muito importante para todos nós, e não pode passar em branco, porque ela representa a criação de um serviço da Polícia Militar que, ao longo dos anos, se solidificou e é essencial para a instituição”, disse o comandante do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitana da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), ten. cel. Rodrigo Lima Ferreira.

Ele resgatou a história da Rotam em Minas Gerais, desde a sua criação pioneira no Brasil, seguida depois por outros estados como Goiás, Distrito Federal, Amazonas e Pará. Enumerou algumas prisões que se tornaram relevantes e citou a importância do desembargador Rúbio Paulino Coelho para o início dessa trajetória.

“Esse exemplo de dedicação ao longo dos anos é que faz hoje o Batalhão Rotam ser uma unidade tão destacada em Minas Gerais e no Brasil (…) Nós temos a Rotam de Minas Gerais servindo de exemplo para unidades em outros estados”, ressaltou.

Durante o evento, que reuniu oficiais e praças da Rotam, foi prestada homenagem a ex-comandantes do destacamento, entre eles os coronéis Klinger Sobreira de Almeida – idealizador e fundador do batalhão -, Schubert Siqueira Campos e Júlio César Gomes Meneguite, os tenente-coronéis Carlos Eduardo Ferreira e Alexandre Barbosa de Oliveira, e o próprio desembargador cel. James Ferreira Santos.

“O exemplo deixado pelos senhores é um grande legado para nossa instituição”, agradeceu o ten. cel. Rodrigo Ferreira. “O desembargador James Ferreira Santos, que foi oficial Rotam comando, é uma referência fantástica na Rotam quando passou aqui como oficial”, corroborou o comandante do Policiamento Especializado da PMMG, cel. Juliano José Trant Miranda.

O cel. Trant encerrou a cerimônia citando o papel fundamental da Rotam para a segurança pública no estado. “Só nós sabemos onde nós pisamos para que as famílias possam dormir tranquilas e, às vezes, nem perceberem o nosso trabalho. Na história da Rotam, várias coisas se tornaram ícones de ocorrências que se tornaram notícias a nível nacional, mas o mais importante é o que nós fazemos no dia a dia, no combate diário à criminalidade (…) para que a gente possa dar os resultados que a população mineira merece”, finalizou.

Assista à cerimônia na íntegra aqui.

Texto: Esperança Barros
Ascom/TJMMG