Desembargador Jadir Silva entrega convite de cerimônia de posse para presidente do TCEMG

08/03/2024 17h45 - Atualizado em 11/03/24 14h24

O presidente eleito do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) para o biênio 2024-2026, desembargador Jadir Silva, esteve, na tarde desta sexta-feira, 8, com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Gilberto Diniz. Na reunião, o desembargador fez a entrega pessoalmente do convite para a cerimônia de posse da nova diretoria, que será realizada no próximo dia 21 deste mês, às 17h, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), restrita a convidados.

Durante o encontro entre Jadir Silva e Gilberto Diniz também foi reafirmada a necessidade da constante parceria entre TJMMG e TCEMG, com o objetivo maior de atender ao interesse público e promover a melhoria constante da prestação jurisdicional. A nova gestão do TJMMG terá, ao lado do presidente, os desembargadores James Ferreira Santos como vice-presidente, Sócrates Edgard dos Anjos como corregedor, e Fernando José Armando Ribeiro como ouvidor. A juíza Daniela de Freitas Marques, que tem mandato de dois anos à frente da Ouvidoria da Mulher, segue no cargo.

Currículo – Natural da cidade mineira de Esmeraldas, o desembargador Jadir Silva ingressou, em março de 1971, no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial em dezembro de 1974. Formou-se como bacharel em Direito em dezembro de 1979 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo sido orador da turma, por concurso. É mestre em Direito pela UFMG e fez carreira no magistério como professor titular de Direito Penal da Faculdade de Direito Milton Campos, professor de Direito Penal na Faculdade de Direito de Sete Lagoas, e professor de Direito e Processo Penal da Faculdade de Direito de Itaúna.

Na Justiça Militar Estadual iniciou como advogado de ofício onde ingressou por concurso em 1980. Cinco anos depois, também por concurso, passou a juiz-auditor substituto, e em fevereiro de 1986 tomou posse e entrou em exercício como juiz-auditor da 3ª Auditoria Judiciária Militar. Depois de alçado ao desembargo, assumiu os cargos de corregedor, vice-presidente e presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais no biênio 2010-2012, posto que ocupará pela segunda vez.

Texto: Ana Luísa Ribeiro e Esperança Barros
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG